Principais nomes brasileiros da modalidade e internacionais abriram o calendário do campeonato no bairro de Vila Jacuí

Texto: Henrique Santos | Fotos: Eduardo Rocha | A primeira edição da Taça Brasil de BMX Racing, que ocorreu neste sábado (17) e no domingo (18), reuniu cerca de 400 pilotos no Parque Jacuí, localizado na zona leste da capital paulista. Abrindo o calendário nacional, a competição distribuiu os atletas em mais de 30 categorias oficiais com faixas etárias a partir dos 5 anos de idade, além da primeira oportunidade profissional na carreira de ciclistas que participaram das categorias promocionais.

Personalidades como Igor Martins e Julia Alves, atuais campeões nacionais, estiverem presentes neste que, não só é um campeonato expressivo, como também uma oportunidade de levar a cultura do esporte para a periferia de São Paulo.  As participações também incluíram outros nomes da modalidade como, por exemplo, os atletas olímpicos Renato Rezende, Priscila Carnaval e desafiantes da Bolívia e Chile.

O Grupo de Jornais e Revistas Acontece acompanhou de perto toda a programação oficial da competição, que teve início na sexta-feira com os treinos livres, seguindo no sábado, a partir das 08h00, e domingo, com as etapas finais às 10h30.

“Tivemos muito trabalho nas últimas semanas para reformar a pista e deixar tudo pronto para receber a competição. Será uma prova nova no calendário, com um novo formato de evento, realizando várias ações paralelas e isso está nos deixando bastante motivados”, declarou Kleber Santos, Coordenador do BMX Racing na CBC.

Heranças

As reformas citadas por Kleber Santos serão um legado para a cidade e, sobretudo, para o bairro de Vila Jacuí, na zona leste. O objetivo é estender a competição em algo que traga um retorno positivo para o distrito e, por isso, foi inaugurado, desde o 27 de janeiro, a primeira escolinha de base para ciclismo BMX destinada exclusivamente para os moradores da região.

Promovido Penks Vestuários e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), será comandado pelo professor de educação física, Douglas Melo, recém-formado na Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e também por Kleber Santos, Coordenador do BMX Racing na CBC.

Para participar, os interessados devem possuir no máximo 17 anos e, sobretudo, obedecer ao quesito de morar no bairro. A ação deverá reforçar o poder do esporte para a bagagem cultural, influência direta na formação de caráter e benefícios na qualidade de vida. O impacto social desta escolinha será importante, uma vez que falta investimentos das lideranças públicas em iniciativas como essa nos últimos anos.

Maiores informações sobre o projeto podem ser solicitadas através do e-mail: kleber.santos@cbc.esp.br

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here