Prefeitura Regional de São Miguel, Vila Jacui e Jardim Helena

     São Miguel Paulista, tem sua data de origem muito próxima à da fundação da cidade de São Paulo. Apesar da data oficial de nascimento do bairro ser do ano de 1622, há uma teoria que aponta como de criação do bairro o ano de 1560, quando da visita de José de Anchieta aos índios Guaianases, que haviam fugido da vila de São Paulo de Piratininga.

     O crescimento do bairro teve como atividade principal durante muitos anos a indústria da cerâmica e em 1903 já contava com 108 casas e 2299 habitantes, posteriormente a atividade imobiliária com a criação de loteamentos (1920), linha de ônibus Penha São Miguel (1930) e alinha de férrea Central do Brasil variante estação São Miguel (1932), culminando com a inauguração da Cia Nitro Química Brasileira (1935) e a primeira estrada de concreto do Brasil (1939) impulsionaram o crescimento do bairro.

     Junto com a indústria, o comércio evoluiu sendo hoje considerado o terceiro maior centro comercial da cidade de São Paulo, o maior pólo educacional do extremo leste com destaque nos exames de avaliação do ensino médio.

     A população dos 3 distritos (São Miguel, Jardim Helena e Vila Jacui) que formam a Prefeitura Regional de São Miguel é de 377.540 (IBGE 2000), numa área de 24,3 Km2.

SOBRE O GRUPO DE LIDERANÇAS DE SÃOMIGUEL – GLSM

     O Grupo de Lideranças de São Miguel  com mais de 140 lideranças moradores de São Miguel, Vila Jacuí e Jardim Helena foi criado em meados de 2015 com o objetivo principal de  apresentar  idéias e propostas de soluções para os graves problemas que existem no perímetro compreendido pela Subprefeitura de São Miguel que reuni os distritos de São Miguel, Vila Jacuí e Jardim Helena.  Fazem parte lideranças que participam das principais organizações do bairro como ACSP, OAB, Maçonaria, Igrejas, Conseg, Comerciantes, Líderes Comunitários, empresários, funcionários públicos, etc. O grupo funcionava  através do whats, mas com o amadurecimento das discussões passamos a fazer reuniões presenciais, sempre com grande interesse dos participantes. Para participar do grupo tem que ser morador  e/ou ter atividade empresarial, comercial ou trabalhar em São Miguel a pelo menos 10 anos. Todos membros  tem direito de indicar outros nomes para participar do grupo, desde que preencham os requisitos acima. Hoje o grupo tem mais de 140 membros, todos respeitados e reconhecidos como lideranças de São Miguel, Vila Jacui e Jardim Helena.

COMO SURGIU “A CARTA DE SÃO MIGUEL”

     A idéia de criar A Carta de São Miguel surgiu em  2004, quando as lideranças do PSDB de São Miguel  visitaram a sede do Jornal Acontece Agora e convidaram o então diretor do jornal, Divaldo Rosa para coordenar uma grande mobilização de toda sociedade local, visando levantar as reais necessidades  da região, tendo em vista a eleição do Serra.  Participaram daquela reunião na sede do jornal, entre outros: Cida Costa, Edson Marques, Cida Magalhães, Julio Batista, Prof. Marcelo, Geraldo Malta, etc. Agora que o PSDB mais uma vez ganhou a eleição na capital com João Doria, saímos na frente e organizamos um amplo debate que culminou  com o Seminário “A Carta de São Miguel” no dia 29 no Auditório da UNICSUL. Em 2004 indicamos um nome para a subprefeitura e a Carta de São Miguel foi respeitada sem qualquer contestação ou emenda.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here