O bairro é o primeiro a ser alcançado pelo projeto esportivo da Liga Paulista de Futebol Americano

Reportagem: Henrique Santo | Um novo projeto esportivo no bairro Cidade Tiradentes, localizado na zona leste da capital paulista, promete dar às crianças a chance de jogar pela primeira vez na vida uma partida de futebol americano. Em um primeiro contato, nesta quinta-feira, 10, elas aprenderam um pouco do esporte com atletas profissionais da equipe Corinthians Steamrollers. O distrito servirá como um piloto de teste para a implementação de uma Escolinha Municipal de Futebol Americano gratuita, com base na ideia de um morador.

Organizado pela Prefeitura Regional, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e a Liga Paulista de Futebol Americano (SPFL), o planejamento inicial é usar o campo na Avenida dos Metalúrgicos (popularmente conhecido como Sedex) nas terças e quintas-feiras, das 17h às 18h, para treinar um time na região. Segundo informações passadas com exclusividade pelos administradores ao Acontece Agora, também há a pretensão de realizar jogos oficiais no local.

No Brasil, o futebol americano é a modalidade esportiva que mais cresceu em popularidade nos últimos anos. As facilidades para acessar as transmissões da liga profissional norte-americana resultaram no surgimento de pessoas interessadas em consumir os conteúdos deste esporte em nosso país. A maior parte destes fãs é composta pelo público mais jovem, que também são os alvos destas ações focadas nas áreas longes do centro, como em Cidade Tiradentes.

“Nós temos um projeto na SPFL, que começou dentro do Corinthians, de tirar as crianças da rua através do esporte e dar atividades para ela. Já realizamos dentro da fundação casa, presídios e para áreas afastadas, onde pessoas são mais vulneráveis para dar um novo rumo a esses garotos. Muitos acabam jogando no Corinthians e, daqui, tenho seis atletas de Cidade Tiradentes. (…) se a gente salvar uma vida, acho que já valeu a pena”, conta o Presidente da SPFL e Diretor do Corinthians Steamrollers, Ricardo Trigo.

Morador do bairro durante 28 anos, o DT (Defensive Tackle) Aguiar Alegria enviou uma mensagem sem nenhuma pretensão para um dos servidores da regional. Passado algum tempo, eles retornaram o contato com uma resposta otimista. Segundo o próprio atleta, o futebol americano, assim como outros esportes, foram um dos fatores decisivos para formar o seu caráter como cidadão. Tendo em vista as poucas oportunidades de lazer destinadas para esta parte de São Paulo.

“Tive uma passagem por aqui e fui envolvido no movimento com drogas, devido à falta de esporte ou algo que chamasse a minha atenção na adolescência. Agora que eu me tornei jogador profissional e tive minha recuperação das drogas, pensei em levar o futebol americano para a Cidade Tiradentes. E por que não fazer no bairro, onde eu nasci, uma mudança para os jovens? Justamente a oportunidade que eu não tive”, explica Alegria, que joga na linha defensiva composta tipicamente por três ou quatro jogadores.

Uma roda de Street Dance também marcou a abertura da escolinha no final desta tarde. Na parte de segurança, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) disponibilizou alguns agentes para patrulhar os entornos do campo.

Clima de decisão

Neste domingo, 13, o Corinthians Steamrollers terá um jogo importante para a classificação nesta temporada. Depois de uma dura derrota de 0-32 para o Rio Negro Weilers, o time terá outro grande desafio para se pôr à prova no confronto contra o Piracicaba Cane Cutters. Os novos adversários estão a uma posição abaixo pelo grupo B.

Neste ano, o time corintiano tem apostado as suas fichas em jogadores mais jovens. A meta é rejuvenescer a equipe e dar oportunidade para os novos talentos, a fim de trazer uma proposta de jogo com um time que atue mais intensamente. Além disso, a diretoria tem frisado que não basta pensar a curto e médio prazo, mas, também, é necessário preparar o Corinthians Steamrollers para futuras temporadas. Campeão de 5 Ligas Paulistas, o elenco está motivado para ir atrás de mais um título em 2018.

“Estamos super empolgados e, ao mesmo tempo, rola uma certa preocupação sobre o jogo deste domingo. O pessoal está em uma mistura de motivação e cautela, mas temos certeza que faremos um bom jogo e traremos a vitória”, conta Aguiar Alegria, o DT do Corinthians.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here