Fechado desde dezembro de 2014, o Cine Teatro de Cuiabá (MT) será reaberto na próxima semana. O local, tombado pelo patrimônio cultural do estado, terá de volta aspectos originais do prédio. O amarelo da fachada, por exemplo, é o mesmo de quando o local foi inaugurado na década de 1950, com traços art déco. O Cine Teatro terá novidades. O local ficará aberto durante o dia. A partir de setembro, terá exibição de filmes. 

     O secretário de Cultura do Mato Grosso, Leandro Carvalho, disse que além de funcionar como espaço de difusão da cultura, com apresentações e espetáculos diários, o local vai abrigar o Centro de Formação de Artes Cênicas. Serão sete cursos de longa duração, de dois anos, e cursos de extensão de período Secom-05reduzido. O centro pretende formar atores, diretores, eletricistas, cenógrafos, figurinistas, diretor de palco e produtores. Os cursos serão gratuitos e as inscrições começam a partir de setembro. As aulas ficarão a cargo de um dos maiores centros de formação teatral da América Latina, a SP Escola de Teatro. O Cine Teatro é a principal sala de espetáculo do estado que ainda é carente de equipamentos culturais, como destaca o secretário estadual de Cultura.

     Durante todo o mês de agosto, o público poderá conferir espetáculos e shows de artistas mato-grossenses. A entrada será um quilo de alimento não perecível. O espaço será gerido pela Associação Cultural Cena Onze. O governo do estado destinará anualmente R$ 2,4 milhões para a manutenção do local e da escola de formação. A reabertura oficial está marcada para o dia 3 de agosto, às 19h. O Cine Teatro fica na Avenida Getúlio Vargas, no Centro Histórico de Cuiabá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here