Com o objetivo de propagar as ações solidarias e cumprir sua função social dentro da comunidade, o Centro Esportivo Educacional Senador José Ermírio de Moraes tem se tornado grande referência para todos da região. Por cerca de um ano o Clube tem passado por um choque de gestão, que aos poucos vem mudando o visual e a qualidade do espaço público mais importante da Vila Curuçá e região.

Para comemorar na sexta-feira (18) o Clube Esportivo ganhou voluntariamente um novo programa que visa contribuir para a qualidade e defesa dos direitos dos cidadãos. O Clube acaba de Inaugurar o NDH “Núcleo dos Direitos Humanos”, um programa voltado para atender todas as demandas dos frequentadores do clube e dos moradores da região.

A iniciativa começou com uma conversa entre a coordenadora do clube, Vanuza Pinheiros, que viu a necessidade e a carência do serviço de defensoria pública na região, juntamente com a ex Diretora do CIC leste, Dra. Ivete Reis, que juntas elaboraram todo o programa do Núcleo de Direitos Humanos.

“Esse era um desejo antigo, todos me pediam para ajudá-los aqui no Clube, sempre recebo visitas de frequentadores querendo tirar duvidas, então nós tivemos esta iniciativa de ampará-los e orientá-los, principalmente ao público da terceira idade”, frisou a coordenadora do Clube Vanuza.

O NDH será um centro de mobilização social que objetiva promover uma consciência de direitos humanos a todos da comunidade. Busca-se a sensibilização dos olhares dos órgãos públicos e do governo do país de modo a contribuir para toda a sociedade. Assim, o NDH promoverá debates, seminários e workshops de capacitação por meio de atendimentos e amparo ao cidadão entre outras atividades.

Para a ex-diretora do CIC Leste, a advogada Ivete Reis, este programa veio para atender principalmente os idosos que são tão vulneráveis aos seus direitos. “Nosso apelo principal é pela defesa e os direitos das pessoas idosas, eu como uma senhora de 60 anos, me sinto capacitada em reivindicar por melhorias e abordar sobre este assunto, precisamos que haja um olhar voltado para este público”, alertou ela.

No primeiro encontro cerca de 80 pessoas estiveram prestigiando o programa do NDH no Clube. Assuntos como cuidados com os idosos fizeram parte das pautas principais, nas apresentações feitas para os convidados, apontava que, segundo relatos da OMS 1 em cada seis idosos é vitima de violência em todo o mundo, podendo ser denunciada por qualquer tipo de comportamento suspeito no Disque 100.

Além de todo assessoria a defesa ao direito do idoso, o NDH conta também com o serviço de saúde e cidadania, aconselhamento jurídico, psicólogo, pedagogia, oficinas de artesanato e outros. Os serviços sociais como estes poderão ser solicitados a cada duas vezes na semana, vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e disponíveis por profissionais voluntários.

Na reunião do primeiro NDH estiveram presentes algumas lideranças locais, tais como: António Castro, Supervisor de Esportes da Sub Prefeitura de Itaim, Adriana, Supervisora de Cultura de Itaim, Tiago Bolota, Assessor da vereadora Noemi Nonato, Dra. Roseli, Psicóloga, D. Veraldina, Presidente da Associação de Idosos Vivendo com Alegria, Dra. Ivete dos Reis, Advogada e outros.

Serviços:

Centro Esportivo Educacional Senador José Ermírio de Moraes

Endereço: Rua Grapira, 537 Vila Curuçá – Itaim Paulista

Telefone: 2581-2410

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here