Ação acontece em 8 de abril no bairro da Mooca e pretende mobilizar a comunidade em prol de uma sociedade mais pacífica e unida

Este ano, o Colégio Santa Catarina comemora 90 anos de fundação. Localizado no bairro da Mooca, em São Paulo, a Instituição preparou um ano repleto de atividades para celebrar quase um século de história junto a alunos, pais, colaboradores e comunidade. Empenhado em semear uma cultura de paz, o Colégio promove no dia 8 de abril, sábado, a Caminhada pela Paz, um evento aberto ao público e totalmente gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

A concentração acontecerá no Colégio Santa Catarina (acesso pela Rua Marquês de Valença, 641), de onde todos partirão às 10 horas rumo ao Centro Educacional da Mooca (Rua Taquari, 635), com previsão de chegada às 11h30 e encerramento às 12 horas. Com o objetivo de chamar a atenção da comunidade mooquense para a importância da paz na sociedade, o Colégio convida todos a vestirem branco, além de distribuir, no dia do evento, bexigas com mensagens de paz. Animais de estimação também são bem-vindos na Caminhada.

O trajeto, com aproximadamente 2 km, será acompanhado por carro de som e banda, que irão garantir a animação do evento. Ainda, carros de ambulância e da Polícia Militar estarão presentes, garantindo a segurança dos caminhantes. Mesmo em caso de chuva, a ação continua confirmada, porém com encerramento dentro do ginásio coberto do Centro Educacional.

O destino da Caminhada, o Centro Educacional da Mooca, foi escolhido estrategicamente por ser conhecido como o “Parque dos Mooquenses”. Além disso, um projeto de revitalização foi lançado recentemente, resultado da união de parcerias em benefício da recuperação do Centro. Para o Colégio Santa Catarina, o projeto vem ao encontro do propósito da Caminhada, que pretende realçar não só a importância da paz, mas da cidadania, da união e da participação da comunidade em causas sociais.

Para encerrar o evento, o Colégio organizou um plantio de mudas de flores. As mudas serão entregues aos presentes, sendo que um membro de cada família será convidado a plantar a flor no Centro. Fernando Martins, vice-diretor do Colégio Santa Catarina, ressalta o propósito da ação: “Queremos vivenciar, com nossos educandos e com toda a comunidade da Mooca, valores que são os alicerces de nosso Colégio há 90 anos, ou seja, a tolerância, o respeito, a solidariedade e a busca pela paz”.

A Caminhada pela Paz faz parte da agenda de ações que o Colégio programou para esse ano de celebração. Ainda no contexto de semear a cultura da paz, os alunos da Instituição participarão da inauguração de um Poste da Paz no pátio do Colégio, no dia 7 de abril, em evento fechado.

O Poste da Paz é um projeto que surgiu no Japão alguns anos após o bombardeio nuclear da Segunda Guerra Mundial. Seu objetivo é ser um marco para que as pessoas se lembrem sempre da importância da paz. O monumento tem a frase “Que a Paz Prevaleça na Terra” gravada em seis idiomas diferentes – polonês, italiano, alemão, português, inglês e francês – uma referência à presença das Irmãs de Santa Catarina pelo mundo.

Em tempos de frequentes demonstrações de intolerância religiosa pelo mundo todo, o Colégio decidiu promover uma conscientização sobre o assunto, convidando líderes de diferentes religiões para inaugurarem, junto aos alunos, o Poste da Paz. Estarão presentes diversos representantes, como Pe. Jordélio, representante do Cristianismo, Babalorixá Sidnei, do Candomblé, Monge Ryosan, do Budismo e Rabino Yonatan Szewkis, do Judaísmo. O evento discutirá, com todos os convidados presentes, a importância da construção da paz na sociedade e a necessidade do diálogo inter-religioso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here