Texto: Eduardo Micheletto | No próximo mês de outubro iremos novamente às urnas para elegermos novos deputados estaduais, federais, senadores, governadores, além de um novo presidente da república. Mas o que devemos cobrar destes representantes? O eleitorado paulista representa cerca de 23% do total brasileiro de aproximadamente 145 milhões de eleitores, sendo que somente a capital paulista é responsável por quase 9 milhões.

Deste montante, cerca de 4 milhões moram na Zona Leste, em bairros como a Mooca, Tatuapé, São Miguel, Itaquera, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista, Penha, Ermelino Matarazzo, São Mateus e entre outras localidades da região.

Para termos uma ideia, nas últimas eleições, os eleitores paulistas elegeram 55 vereadores, sendo 20 da zona leste, quase um terço da bancada, mostrando a força da região na Câmara Municipal.

Porém, uma pergunta fica no ar: com tantos eleitores, porque a região ainda carece de tantas melhorias? Já que, com mais votos, a localidade pode eleger os melhores representantes.

Pois está aí o grande problema. Como a região possui muitos eleitores, os bairros acabaram atraindo os chamados “candidatos de aluguel”. Que são aqueles políticos que aparecem apenas de quatro em quatro anos, apenas para pegar o seu voto e nunca mais aparecer.

Outro detalhe são os “políticos da velha guarda”, que possuem muitos políticos na região, porém há décadas não trazem nenhuma evolução à região, deixando a Zona Leste a margem dos investimentos.

E a cada eleição os mesmos tentam eleger os seus “candidatos”, muitos escolhidos dentro do seu grupo político, e em muitas vezes, sem um critério ou avaliação em prol da população, este raciocínio é voltado apenas para que os mesmos permaneçam no poder.

Porém, com a Operação Lava Jato, visualizamos que há muita coisa mudando no país. São prisões de políticos até então dados como intocáveis, delações premiadas e muito dinheiro devolvido aos cofres da nação. Aos poucos, estamos passando a pátria a limpo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here