O Grupo Acontece de Jornais e Revista recebeu a visita do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP), Joaquim Lopes da Silva Júnior.  O presidente da EMTU foi recepcionado por Divaldo Rosa e por cerca de 80 lideranças da zona leste interessadas em conhecer o Projeto BRT (Transporte Rápido de Ônibus) Perimetral Leste.

O presidente da EMTU aproveitou o momento e explicou detalhadamente como será desenvolvido o projeto e citou o ganho que a Zona Leste e a cidade de São Paulo terá assim que esta obra for contemplada.

Participaram do evento, jornalistas locais, empresários e moradores interessados no progresso da nossa região, estiveram presentes os prefeitos regionais de Ermelino e Guaianases, respectivamente, Arthur Xavier e Chiquinho 90 (Antonio Eduardo). A Reportagem completa poderá ser vista nos jornais do Grupo Acontece. Confira a reportagem completa.

Na noite de quinta-feira (16), o Grupo Acontece de Jornais e Revista recebeu a visita do presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de SP),  Joaquim Lopes da Silva Júnior. O presidente foi convidado a participar do Programa Roda Viva do Grupo Acontece pelo diretor Divaldo Rosa. No encontro o presidente foi recepcionado por um grande número de lideranças da Zona Leste que quiseram conhecer as propostas e projetos que envolvem o transporte público da cidade de São Paulo.

Na ocasião, Joaquim Lopes falou sobre o Projeto BRT (Transporte Rápido de Ônibus) Perimetral Leste e explicou a todos os presentes que o BRT é um sistema de transporte coletivo de média capacidade, operado por ônibus articulados e biarticulados que circulam em vias totalmente exclusivas sem interferência do tráfego geral. Os técnicos da empresa afirmam que os usuários ganharão em agilidade no embarque e desembarque, que ocorrerão em plataformas elevadas, no mesmo nível dos veículos,onde está previsto que este projeto seja de extremo interesse à região da zona leste, especialmente para São Miguel Paulista e distritos vizinhos, pois inclui a Av. Jacu Pêssego como rota do corredor de ônibus, fazendo intercâmbio com a estação Dom Bosco e ligando Guarulhos ao ABC.

Iniciando o Roda Viva, Joaquim Lopes  agradeceu a presença de todos e enalteceu o importante trabalho jornalístico feito por Divaldo Rosa, “Primeiro quero parabenizar meu amigo Divaldo e agradecer a oportunidade do convite” .

O presidente da EMTU aproveitou o momento e explicou detalhadamente como será desenvolvido o projeto e citou o ganho que a Zona Leste e a cidade de São Paulo terá assim que esta obra for contemplada.

Depois de uma apresentação minuciosa feita por slides sobre todo o BRT Perimetral Leste ter um meio de transporte moderno e rápido, o anfitrião da noite, Divaldo Rosa, abriu as perguntas para alguns das 80 lideranças da mais alta expressão política da região questionar ou sugerir alguns pontos importantes desse tão sonhado projeto.

Ribeiro Santos, advogado – Gostaria de saber se o projeto BRT terá uma saída do Aeroporto de Guarulhos?

Joaquim Lopes: O projeto sempre foi planejado para sair do Parque Cecap, em Guarulhos, até o Terminal São Mateus.

Danilo Lisboa Estudante de Geografia da USP – Como acredita que um empreendimento como este é compatível considerando o atual cenário econômico do nosso país e por que da demora das obras?

Joaquim Lopes: Com relação a isso, claro que é difícil, mas nós estamos noEstado de São Paulo, com todas as contas em dias, concluindo tudo aquilo que nós contratamos e este projeto tem uma demanda. Temos que ter esperança, este é um projeto mais fácil, pois estamos por conta da iniciativa privada. Mas quando se fala em projetos regionais eles sempre demandam certo tempo,porque estamos lidando com autoridades constituídas e isso exige tempo.         

Heber Hernandes, presidente da AEIP Associação de Empresários do Itaim Paulista –Acrescentando à pergunta do meu amigo Ribeiro, por que não acrescentar a ligação do BRT  com o Aeroporto de Guarulhos ?

Joaquim Lopes: Gostaria de dizer que toda sugestão é valida e vamos considerar ela sim.

Alexandre Bueno do Jornal InforLeste – Quanto ao valor para o usuário, gostaria de saber se vocês já tem uma simulação de quanto sairá e se já tem algum cartão de integração ou não para o usuário?

Joaquim Lopes: O preço da passagem é o preço atual, no caso da EMTU é o preço da tabela então não tem nada maior. Quanto à integração será normal.

Luiz morador Jardim das Camélias – Gostaria de saber sobre desapropriação e também se os moradores terão acesso a informações?

Joaquim Lopes: Mas é claro que um projeto deste tamanho, numa região como a que nósestamos sempre haverá desapropriação ao longo do corredor quando for necessário. Nós temos uma ordem de grandeza, mas nós não temos os detalhes, porque estamos entrando nesse mês com a publicação do Edital de Contratação do projeto executivo, que é o detalhamento dessa obra. Com isso eu terei com clareza e exatidão a base, mas quero dizer que o Governo do Estado sempre indenizacom o valor de mercado. Então a pessoa terá o valor do imóvel justo. Mas com certeza terá desapropriação de alguns pontos, sem duvidas.

Idevanir Arcanjo, presidente da Associação Jardins das Camélias – Estamos com esse projeto atrasado há mais de 08 anos, eu tenho sérias dificuldades em acreditar no nosso governador, porque ele deixa muito coisa para fazer por aqui. Temos um atendimento aqui tão simples que é a rampa de acesso na Rua Salvador de Medeiros que apelidamos como“Rampa Gilberto Travesso” (saudoso amigo e jornalista da região). Enfim, estamos com tantos problemas aqui não solucionados, que ficamos aguardando por uma saída. Estou fazendo um apelo por nossa região.

Reni Luiz da Radio Integração – Gostaria de saber sobre alguns trechos da Avenida Jacu Pêssego que, em certos horários, ninguém consegue andar devido ao trânsito local. Gostaria de saber se o projeto BRT não vai acabar ocupando mais espaço e como ficará isso?

Joaquim Lopes: Se todo mundo pegar o seu carro e for para o centro da cidade ai que as coisas vão piorar. Nós vamos tirar uma faixa e vamos colocar exatamente para atender os usuários com conforto, qualidade e precisão. Trabalhamos por transporte de qualidade para toda a cidade de São Paulo. 

Além das lideranças, jornalistas locais, empresários e moradores interessados no progresso da nossa região, estiveram presentesos prefeitos regionais de Ermelino e Guaianases, respectivamente, Arthur Xavier e Chiquinho 90 (Antonio Eduardo).

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here