Mês de junho marca o início do inverno, mas não contou com as principais características da estação

Texto: Henrique Santos | Quem aproveitou o mês passado para pegar um bronzeado na praia se deu bem. Segundo os meteorologistas do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o mês de junho registrou a maior temperatura do período desde 1999. No domingo, 24, os termômetros chegaram aos 28,5° C, mesmo com o início do inverno. Enquanto a menor temperatura do mês não ficou abaixo dos 12,5°C.

As mudanças na cidade de São Paulo também foram notadas quanto ao registro de chuvas. O acumulado mensal foi de 12,7 milímetros, 22% da média histórica para o mês, que é 57 mm.

“Neste ano, com exceção do mês de março, todos os meses apresentaram volume de precipitação abaixo ou um pouco abaixo da média histórica. O déficit pluviométrico total dos seis primeiros meses já é de 270 mm, valor que corresponde a 30% da média histórica da primeira metade do ano”, informaram os meteorologistas.

Conhecido como o período mais frio, as mudanças climáticas do inverno começam por volta do dia 20 de março. Normalmente, as noites são mais longas, por conta da baixa incidência dos raios solares nesta estação.  Para os próximos dias, o tempo não deve mudar intensamente.

Quem vai aproveitar as férias da garotada para viajar, pegará temperaturas que devem ficar entre os 15°C a 26°C. Mas, vale ressaltar, no final do dia a nebulosidade aumenta com a aproximação de uma frente fria pelo oceano, entretanto não há previsão de chuva.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here