carta-sao-miguel_174
Relatores das 11 Comissões.

Numa grande demonstração de organização e civilidade as principais lideranças comunitárias, empresariais e políticas dos 3 (três) distritos que formam a Prefeitura Regional  de São Miguel, ( São Miguel, Vila Jacuí e Jardim Helena), criaram  o Seminário A Carta de São Miguel, onde durante 30 dias cerca de 80 lideranças e técnicos das mais diversas áreas fizeram um amplo estudo apresentando as prioridades desta Prefeitura Regional.  O evento ocorreu neste sábado (29) no auditório da Universidade Cruzeiro do Sul em São Miguel e contou com a participação de aproximadamente 150 lideranças dos bairros que formam os 03 distritos.

A coordenação e realização do evento foi do GLSM –  Grupo de Lideranças de São Miguel, uma organização apartidária e sem fins lucrativos que vem discutindo os problemas do bairro e apresentando sugestões de melhorias  a mais de um ano. Participam do GLSM mais de 140 lideranças das principais organizações civis que atuam no bairro, principais ONGs, Funcionários Públicos, comerciantes, empresários e lideranças políticas.

carta-sao-miguel_047
Após o término do evento.

A Carta de São Miguel reuniu as principais demandas que foram exaustivamente discutidas em 11 (onze) Comissões de Trabalho: Educação, Saúde, Cultura, Esporte, Infra Estrutura, Desenvolvimento, Assistência Social, Acessibilidade, Segurança, Habitação e Meio Ambiente. Todos os relatórios das 11 comissões de trabalho  foram apresentados na plenária do Seminário  “A Carta de São Miguel”, sendo aprovados sem  ressalvas ou acréscimos.

O próximo passo a ser dado pelo GLSM será marcar um encontro com o prefeito eleito João Doria para entregar a ele esta valiosa contribuição feita pela sociedade civil organizada de São Miguel, formada por técnicos e lideranças que moram no bairro e conhecem como ninguém as necessidades da região.

sergio-miranda
Mestre de Cerimônia: Sergio Miranda.

Lista Tríplice para Prefeito Regional

Seguindo os critérios estabelecidos pelo prefeito eleito João Doria e que foi amplamente divulgado pela mídia, as Lideranças de São Miguel saíram na frente e aproveitaram a força do evento A Carta de São Miguel para escolher 3 (três) nomes para compor a Lista. A organização decidiu por 4 nomes porque ouve empate no terceiro lugar. Os 10 candidatos tiveram que se inscrever antecipadamente no Grupo de Lideranças, tomaram ciência das regras da eleição  e tiveram tempo para apresentar as suas qualificações e pedir apoio ao Colégio Eleitoral que foi formado pelo 80 lideres que se dispuseram a participar da elaboração da Carta de São Miguel, todos altamente qualificados e com amplo conhecimento das forças sociais e políticas do bairro. Esta lista será submetida ao prefeito eleito João Doria.

carta-sao-miguel_053
Dr. Milton Ferreira, Divaldo Rosa e Eva Maria                                      

Nova Prefeitura Regional do Jardim Helena

Moradores do Jardim Helena vem discutindo a possibilidade do novo prefeito instalar uma Prefeitura Regional naquele distrito, pois apesar dos avanços os moradores da localidade  sentem a falta de uma presença mais efetiva da municipalidade nos bairros que formam aquele distrito. Esta questão foi levantada pelo coordenador do Seminário A Carta de São Miguel, aproveitando que lá estavam  participando lideranças dos 3 distritos. “Acredito que o Jardim Helena precisa de uma Prefeitura Regional que atenda as necessidade do distrito, nas mais diversas áreas como saúde, educação, cultura, lazer, infra estrutura, etc, mas para atender melhor a região o que precisamos é de uma Prefeitura Regional mais forte, com orçamento maior e um prefeito regional trabalhador que vá até onde está acontecendo os problemas. Criar novas estruturas nesse momento só vai onerar ainda mais os cofres públicos”, disse Divaldo Rosa.  Em seguida propôs colocar a discussão em votação e ampla maioria dos presentes foram contrários à criação de nova Prefeitura Regional.  Mas o assunto promete muita discussão. Abaixo as comissões e seus membros:

carta-sao-miguel_058
Divaldo Rosa.

Veja as principais propostas elaboradas pelas comissões: 

*Comissão de Acessibilidade e Inclusão 

Calçadas acessíveis e sem barreiras arquitetônicas, banheiros adaptados em prédios públicos e comércio em gera. Rampas em todo comércio, prédios públicos e particulares. Cultura na Acessibilidade e Inclusão – representações, danças de cadeirantes, cegos, down, autistas entre outras atividades.

Membros:

Ana Rute Lustosa – Professora, psicóloga, especialista em deficiência intelectual; Benjamim Lobão – Diretor de TI da Secretaria Municipal de Acessibilidade e Inclusão de São Paulo; Carlos PIDPEI; José Luiz Zanzini – Professor, 7 bacharelado,3 pós graduação,  1 mestrado e 2 doutorado (Coordenador); Mauro Ramos Soares – industrial e empresário.; Sandra PIDPEI.

carta-sao-miguel_094
Marcos Romanoski

* Comissão de Cultura

Construção do centro cultural de São Miguel Paulista . Criação da galeria cultural. Reconhecimento do trabalho cultural do motociclismo, valorização dos trabalhos popular e folclórico. Aumentar o orçamento da cultura criação de decreto da semana cultural. Criação de uma agência regional de desenvolvimento sustentável cultural.

Membros:

Aparecida Costa ( Cida Costa); Adilson Corrêa Aragão; Edson Pinheiro Lima (Ciara); Idevanir Arcanjo; Ivaldo da Silva (Silvinho Silva); Jefferson Pancieri; Renato Marques de Melo (coordenador); Vanessa Tavares da Silva; Wagner Ufracker da Silva ( Zé da Lua); YoshishigueMikan.

carta-sao-miguel_069
Vereador Dr. Milton Ferreira

*Comissão de Desenvolvimento Econômico e Industrial 

Revitalização do centro comercial e das ruas comerciais do bairro. Desenvolver uma política que promova mais atividades econômicas e consumo local. Capacitar mão de obra, observando a vocação regional. Fazer a conexão entre o empreendedorismo e o poder público

Membros:

Antônio Novais; Celso Espanhol; Cristiano Corrêa; Enio Rodrigues; Fernando Velucci; Frederico Louveiro; Gilberto Borja; Marcelo Dória; Marcio dos Santos Gonçalves; Marcos Romanoski; Sergio Miranda ( coordenador); Tuany Cesar de Lima

*Comissão de Educação

Ampliação das demandas de vagas para crianças  de 0 a 3 anos. Qualidade e investimento na rede conveniada. Melhorias no fornecimento de alimentos. Diminuir a quantidade de alunos por salas de aula. Inclusão. Chamadas dos aprovados no último concurso e abertura de novos concursos. Contratação de professores temporários. Formação continuada para todos os níveis.

Membros:

Carlos; Claudia; Eva; Isaías; Jair; Juleni (Coordenadora); Marisneia; Rosana.

carta-sao-miguel-12
Durante a apresentação das comissões e dos projetos.

*Comissão de Esporte

Criar um centro de referência de esporte de alto rendimento em São Miguel Paulista. Construção de um ginásio de esportes. Esporte ao ar livre em praças públicas. Abertura de mais ruas de lazer.  Estruturas para os CDC ( clube da comunidade).

Membros:

Alcides Uchoa; Eduardo Rocha; Irineu Vamo Q Vamo( Coordenador); Marquinhos Jd Helena; Roberto Nobre; Sidnei Seles.
carta-sao-miguel_081
Silvinho Silva. Relator da Comissão de Habitação.

*Comissão de Habitação

Regularização fundiária. Titulação dos imóveis. Regularização das edificações dos mutirões da Vila Mara. Urbanização das favelas. Atendimento aos moradores da área onde vai ser implantado o parque várzeas do Tietê no distrito do Jardim Helena. Descentralização dos serviços de habit para um atendimento mais rápido nas questões de projetos e moradias.

Membros:

Anderson Migri; Genivaldo; Geraldo Malta; Gessé Jr.; Pastor Wellington; Silvio Senna.; Silvinho (coordenador).

Edson Marques, relator.

*Comissão de Infraestrutura Urbana

Continuação das obras da estrada Imperador. Viaduto Pinotti. Prolongamento da Avenida Assis Ribeiro. Ampliação da ponte sobre a linha Férrea no Centro de São Miguel .

Membros:

Álvaro Fernandes Gonçalves; Ednaldo Costa; Fabiano Sá de Souza; Jadir Nascimento; Jairo Galdino; Nasei Abbas (Coordenador) Relator: Edson Marques – Graduado em Comunicação Social; Pós Graduado em Comunicação Jornalística; Mestrado em Comunicação e Tecnologias Educativas.
carta-sao-miguel-11
Auditório da Unicsul de São Miguel Paulista

*Comissão do Verde, Meio Ambiente e Defesa Animal 

Criação do núcleo de debates para intervenções sócio ambientais diretamente ao prefeito regional. Publicidade dos responsáveis pelas áreas públicas que demandam intervenções: rios, parques, praças, nascentes; identificando e mapeamento. Transformação de pontos de descarte de viciados de lixo em área arborizada. Criação do centro de práticas naturais na subprefeitura de São Miguel. Incentivar projetos acadêmicos de desenvolvimento ambiental.

Membros: Carlos Alberto Prata Ferreira (coordenador); Célia Aparecida Assumpção; Cristiano Correa; Guilhermina Dutra.

*Comissão de Saúde

Retomar e inaugurar imediatamente das unidades que pararam a construção. Ampliar número de equipes saúde da família, realizando uma nova territorialização. Investir em contratação de recursos humanos. Reformar, readequar, ampliar as unidades de saúde. Construir um novo hospital na região de São Miguel paulista. Investir no centro odontologia para próteses. Ampliar e implantar o serviço o centro de atenção psicossocial descentralização das de psiquiatria que estão no hospital Tide Setúbal, implantar uma casa para cuidados paliativos. Fortalecer a participação do conselho gestor.

Membros:

Claudionor Leão – empresário; Divaldo Rosa – Jornalista; Elza de Santana Braga- Assistente Social (Coordenadora); Gabi Del Varge; Genilvado Barbosa – Jornalista; Jose Pereira Lopes – Administração de Empresa; Maria Aparecida Costa – Bacharel em direito; Sulivania Uchoa Lima- Enfermeira; TizukoMikan; Walter Bastos

carta-sao-miguel_124

*Comissão de Segurança Urbana

Retorno da operação delegada, coibir os pancadões da região, retorno da ronda comercial, aumentar o número do efetivo da guarda municipal entre outros.

Membros:

Adilson Aragão; Adriano dos Santos (Coordenador); Arlindo Miragaia; Jadiael de Araújo; José (Zé) Lopes; Ricardo Fest

 

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here