Empresa líder mundialmente em compartilhamento de bicicletas se credencia junto ao município paulistano para introduzir melhorias na mobilidade urbana

São Paulo, abril de 2018 – A Mobike, maior empresa de compartilhamento de bicicletas inteligentes do mundo, chega a São Paulo para introduzir o serviço de nova geração de compartilhamento de bicicletas no município de São Paulo. A empresa assinou o credenciamento junto à prefeitura de São Paulo no dia 6 de abril.

As bicicletas da Mobike são marca registrada em mais de 200 cidades de 15 países do mundo, com a distinção de permitir aos usuários iniciarem e terminarem uma viagem em praticamente qualquer lugar, sem a necessidade de colocar a bicicleta em estações ou acopladas a um bicicletário, revolucionando o transporte urbano de complemento.

“Nosso desafio é tornar o trajeto da população paulistana mais ágil e eficiente, com nossas bicicletas integraremos cada vez mais pessoas à rede pública de transporte da cidade, bem como reduzir as distâncias entre estações de metrô, de trem e de ônibus do destino final dos moradores da cidade”, comentou o vice-presidente de expansão internacional da Mobike, Chris Martin.

A partir do credenciamento, a Mobike trabalhará com autoridades municipais para lançar um projeto piloto a partir de junho. O trabalho se concentrará em garantir que a Mobike possa fornecer um serviço de alta qualidade aos moradores e visitantes de São Paulo. A empresa vai começar a operar com duas mil bicicletas, com um plano de crescer rapidamente. “Queremos chegar a 100 mil bicicletas”, comenta Martin.

A tecnologia de rastreamento via GPS e conectividade pelo celular das bicicletas permite saber sua localização em tempo real, bem como prever a demanda por mais bikes em pontos específicos da cidade. O uso é simples, realizado via smartphone. Por meio do app da Mobike, o usuário localiza a bicicleta mais próxima e, para destravá-la, basta escanear o QR code para liberar o cadeado inteligente e começar a pedalar.

“A parceria entre a Mobike e a cidade de São Paulo é um ótimo exemplo de colaboração entre os municípios e a iniciativa privada. Trabalharemos em estreita colaboração com especialistas e empresas do município para oferecer um serviço de classe mundial para os paulistanos. Estamos comprometidos em colaborar com a cidade para construir um serviço de transporte estável e seguro, além de fornecer dados para a formulação de políticas públicas através dos dados que captamos com nosso cadeado concebido para a internet das coisas (IoT) analisados com ferramentas de big data”, comenta Chris Martin.

A empresa tem ainda um projeto de expansão para outras cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte “A tecnologia da Mobike torna a experiência em mobilidade urbana mais rápida e conveniente. Através do processamento dos dados coletados pelo Magic Cube, fornecemos dados críticos em mobilidade às prefeituras das cidades em que operamos. Queremos trazer para o Brasil um novo conceito na forma como se pensa o transporte nas cidades”, finaliza Chris Martin.

Sobre a Mobike

Mobike é a primeira e maior companhia de compartilhamentos de bicicleta inteligentes do mundo. Sua missão é levar mais bicicletas a mais cidades, utilizando suas tecnologias inovadoras para tornar o ciclismo a escolha de transporte mais conveniente e ecológica para a população. Utilizando bicicletas desenhadas especialmente para atender à população e equipadas com GPS e cadeados inteligentes, Mobike possibilita que usuários encontrem bicicletas próximas a eles, as reserve e desbloqueie pelo aplicativo do celular. Ao completar a viagem, basta que ele a deixe em qualquer estacionamento de bicicletas regularizado e tranque o cadeado. A companhia lançou oficialmente seus serviços em Xangai em abril de 2016 e em menos de dois anos, expandiu para mais de 200 cidades em 15 países. Ao fazer o ciclismo urbano mais acessível, popular e inteligente, a Mobike está oferecendo soluções de mobilidade sustentável escalonadas para pessoas e cidades em todo o mundo. Em números, os usuários da Mobike pedalaram mais de 18,2 bilhões de quilômetros, equivalente a reduzir as emissões de CO2 em mais de 4,4 milhões de toneladas ou tirar 1,24 milhão de carros das ruas por um ano. Em reconhecimento à sua contribuição transformadora para o avanço do transporte público de baixo carbono, a Mobike foi nomeada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) no 2017 Champions of the Earth.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here