Texto: Henrique Santos | Entre 1930 e 1940, nos EUA, começaram a surgir os primeiros movimentos feministas que lutaram por direitos igualitários, como o direito de votar e ser votada, ingressar em instituições de ensino e participar do mercado de trabalho. Nesse tempo, não existiam super-heroínas que emancipavam a mulher nos HQs. Pelo contrário, as primeiras personagens mulheres eram retratadas como o sexo frágil, sendo vítimas das artimanhas dos vilões ou como ajudante de alguns super-heróis – .

Por isso que a Mulher Maravilha, criada pelo psicólogo e ativista dos direitos humanos e do movimento feminista William Moulton Marston, explorou o discurso do papel feminino nas questões sociais e políticas – Critica Thor: Ragnarok -.

A Mulher Maravilha veio ao mundo como uma escultura esculpida detalhadamente por sua mãe. A figura era tão apaixonante que os deuses deram vida àquela imagem, que recebeu o nome de Diana. As divindades gregas acrescentaram várias habilidades na garotinha, como a beleza da deusa Afrodite, a força de Hércules, a sabedoria de Athena e a velocidade de Hermes.

Através de sua personagem, Marston, trouxe uma nova temática com relação à mulher naquele processo de mudança americano. Nos fez refletir sobre as mulheres racionais, astutas, guerreiras e tão fortes – ou mais – quanto os homens. De modo que em suas aventuras, a amazona é encarregada de realizar qualquer tipo de tarefa – excelente traço para exemplificar a capacidade feminina – Critica Logan -.

Décadas depois, ela foi adotada como imagem simbólica pelas mobilizações feministas norte-americanas, por sua capacidade de enfrentar os problemas em uma sociedade dominada por homens.

Sobretudo, não só por ser a primeira heroína, mas a personificação de uma mulher inteligente, dedicada, responsável, leal, sensível, racional e livre, fazem da Mulher Maravilha muito importante neste contexto histórico, servindo para entender a forma que as mulheres merecem ser vistas pela sociedade.

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here