Há cinco anos, São Miguel Paulista conta com o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Zona Leste, que tem como objetivo atuar de maneira organizada no controle de qualquer incidente que ofereça risco à população, ao patrimônio ou ao meio ambiente.

Liderado pela Nitro Química, o PAM Zona Leste, como é conhecido, foi criado oficialmente em outubro de 2012, entrando em atividade no começo de 2013. A empresa já participava de outra comissão de segurança, o PAM do Alto Tietê, desde o seu surgimento, que em 2018 completa 25 anos, mas queria encontrar maneiras de estar ainda mais próxima da comunidade. “Este é o primeiro PAM da capital paulista, ele foi criado juntamente ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo Distrital Leste (Ciesp Leste), três empresas da região e entidades como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, além de contar com o apoio da Policia Militar, SAMU, CETESB, CPTM, CGM e Prefeitura Regional. Juntos, oferecemos nossos recursos humanos e materiais para assegurar maior eficiência em qualquer emergência que possa ocorrer”, conta André Costa, coordenador de Saúde e Segurança da Nitro Química.

O PAM Zona Leste possui estatuto próprio, com normas gerais definidas, que incluem utilização de equipamentos como rádio comunicação e rápido atendimento a emergências. Para que esse regulamento seja cumprido com excelência, os integrantes participam de reuniões mensais, visitas técnicas e treinamentos integrados e dinâmicos, elaborados por empresas gabaritadas em segurança e meio ambiente.

Além de promover a capacitação de empresas participantes, o PAM Zona Leste estimula a participação da população que vive em seu entorno. Por meio de simulados gerais de emergência, que acontecem a cada dois anos, é possível demonstrar às comunidades vizinhas a importâncias dessas medidas de prevenção.

Para que a sociedade esteja ainda mais a par do que acontece na Nitro Química, a empresa criou um canal de comunicação direto com a comunidade. O Conselho Comunitário Consultivo (CCC) também conta com reuniões frequentes. A cada três meses, líderes comunitários têm um encontro marcado com os representantes da Nitro Química e com o PAM Zona Leste,com o objetivo e debater assuntos sobre saúde, segurança e meio ambiente. Os eventos são abertos ao público.

“É preciso explicar os processos e asnossas melhores práticas em saúde, segurança e meio ambiente.São Miguel Paulista é um dos bairros mais populosos de São Paulo e conta com o terceiro maior centro comercial do município. Esses dados fazem com que o relacionamento com a comunidade seja essencial para o bom convívio entre a população e a empresa. A Nitro Química faz parte da história de São Miguel e São Miguel faz parte da história da Nitro Química. É preciso manter essa proximidade, não apenas fisicamente. É por isso que essas iniciativas nosorgulham e nossa meta é fazer com que a comunidade esteja sempre presente”, finaliza Marcos Romanoski, gerente de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Nitro Química.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here