Por mais que a profissão de escritor seja associada a quem gosta de escrever, ela não é a única opção para quem quer exercer essa função.

  1. Jornalismo: O curso de Jornalismo prepara profissionais para a produção de notícias sejam elas no formato escrito, em áudio ou vídeo, mas que também precisam de um texto para serem publicados. O profissional desta área pode escrever sobre diversos temas, de acordo com a editoria em que atua.
  2. Letras: O curso de Letras capacita profissionais para entender o funcionamento da Língua Portuguesa, de outros idiomas e suas respectivas literaturas. Por isso, o profissional de Letras terá um conhecimento aprofundado sobre a linguagem utilizada em diversos estilos literários.
  3. Audiovisual: Embora o curso seja voltado para o conteúdo audiovisual, é necessária a elaboração de um roteiro para orientar todo o processo de produção. Os roteiros variam de acordo com o gênero de cada filme ou produção multimídia.
  4. Direito: O curso de Direito prepara o profissional para cuidar da aplicação de leis. Após a formação, ele pode seguir carreira jurídica ou advogar e exercer funções como propor ou contestar ações, solicitar providências e redigir contratos. No entanto, os textos produzidos por esse profissional possuem uma linguagem mais específica e formal.
  5. Tradutor e Intérprete: O curso de Tradutor e Intérprete capacita profissionais para transpor textos, livros e documentos e falas – no caso da interpretação – de um idioma para outro. Nesse caso, o foco da profissão é em textos de terceiros e não autorais.
  6. Rádio e TV: O profissional formado no curso de Rádio e TV pode atuar em emissoras ou como autônomo com produção, coordenação e direção de conteúdo. Na área da produção, encontra-se o roteirista, responsável por redigir os textos com os conteúdos a serem veiculados.
  7. Música: O curso de Música oferece diversas possibilidades de atuação como intérprete, regente, cantor e compositor. O compositor é o responsável por escrever letras e notas de música, que podem variar de acordo com o gênero musical.