- Propaganda -spot_img
InícioNegócios/EmpreendedorismoAção atenderá migrantes e refugiados sobre trabalho e empreendedorismo

Ação atenderá migrantes e refugiados sobre trabalho e empreendedorismo

- Propaganda -spot_img

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, oferecerá atendimentos sobre o mercado de trabalho e empreendedorismoaos migrantes e refugiados que residem na região da Sé. A Ação Migrafro ocorrerá entre os dias 19 e 21 de outubro, das 9h às 16h, na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada na Sé. “A Capital não é só um polo de emprego, é também um local de refúgio e inclusão. É por isso que mais de 360 mil imigrantes vivem aqui. Durante o Migrafro nossas equipes do Cate e da Ade Sampa, darão suporte para essa comunidade, com orientações a quem busca um emprego ou empreende. Juntos conseguiremos realizar uma grande retomada econômica”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A Ação Migrafro é uma proposta da Comissão Especial de Apoio ao Afroeempreendedor e GT Migra que é um trabalho intersecretarial que discute as políticas públicas para imigrantes da Prefeitura de São Paulo.

Atendimento

O público que passar pelo local será atendido pela equipe do Cate para sanar dúvidas sobre processo seletivo, comportamento em entrevistas, elaboração de currículo e carteira de trabalho digital. Além disso, serão divulgados os cursos gratuitos do Portal do Cate, na modalidade à distância, que oferecem qualificação em diversas áreas com certificação. Ademais, haverá distribuição de máscaras, durante os três dias de ação, produzidas pelas costureiras do Costurando pela Vida, programa de apoio e geração de renda.

Os analistas da Ade Sampa irão oferecer serviços como: encaminhamento para o Teia; inscrições nos programas, como Fábrica de Negócios, Vai Tec e Ligue os Pontos, cursos e eventos; acesso ao microcrédito, em parceria com o Banco do Povo; encaminhamento para o Coi – Ciclo de Orientação Individual; orientações sobre DASN – Declaração Anual do Simples Nacional, Simei – sistema de recolhimento em valores fixos mensais dos tributos abrangidos pelo Simples Nacional, e parcelamento DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional; e consulta CCM – Cadastro de Contribuintes Mobiliários, CCMei – Certificado da Condição do Microempreendedor Individual. Além disso, a equipe também realizará inscrição de artesãos interessados no programa Mãos e Mentes Paulistanas.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes, participará da programação, realizando regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária; suporte sobre direitos e articulação com equipamentos da rede pública de atendimento; serviços públicos como saúde, educação e assistência social; e vagas de acolhimento acessa a direitos e políticas e benefícios sociais. Também haverá orientação jurídica, gratuita, coleta e encaminhamento de denúncias de violações de direitos com apoio das Defensorias Públicas.

Moradores da região ainda contarão com atendimentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da CGB – Coordenadoria de Gestão de Benefícios, e do GSuas – Gestão do Sistema Único de Assistência Social, sobre a iserção ao CadÚnico, e orientações sobre: Rede Cidadã; Ação Jovem; Bolsa Família; Renda Mínima; Auxílio Emergencial e Renda Básica Emergencial.

A Secretaria Municipal da Saúde, ainda oferecerá duas palestras na UBS Sé. A primeira delas, tratará sobre “Outubro Verde”, em especial as “Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s”. Já as 14h, o tema abordado será o “Outubro Rosa”, para tratar da saúde da mulher. Durante este mesmo período, os profissionais estarão avaliando as cadernetas de vacinação e encaminhando as pessoas que estiverem com alguma vacina atrasada aos postos de vacinação. Ambas ocorrem nos três dias de programação.

Os profissionais do CTA Henfil – Centro de Testagem e Aconselhamento em DST’s/Aids Henfil – também estarão presentes na ação, informando os participantes sobre prevenção combinada, e, fornecendo material informativo sobre Prep – Profilaxia Pré Exposição e Pep – Profilaxia Pós Exposição.

Serviço
Ação Migrafro
Horário: 9h às 16h
Data: 19 a 21 de outubro
Local: Escola Duque de Caxias
Endereço: Praça Dr. Mário Margarido, 35 – Sé

Palestra Outubro Verde
Horário: 10h
Tema: Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s

Palestra Outubro Rosa
Horário: 14h
Tema: Saúde de Mulher

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui