O alistamento militar é obrigatório para homens brasileiros natos ou naturalizados

A Prefeitura de São Paulo disponibilizou serviços relacionados ao Alistamento Militar de forma on-line. Agora, sem sair de casa ou pelo celular, você pode solicitar sua apresentação mesmo tendo perdido o prazo, pedir segunda via do certificado de reservista e de diversos documentos, além de pedir transferência de Junta Militar, caso você mude de endereço.

Veja a lista dos serviços que podem ser solicitados de forma on-line clicando aqui. 

O alistamento militar é obrigatório para homens brasileiros natos ou naturalizados. Homens cisgênero devem se alistar no ano em que completam 18 anos e homens transgêneros a partir da atualização de seus documentos, se estiverem entre 18 e 45 anos. As mulheres transgênero que adequarem seus documentos antes dos 18 anos podem optar ou não pelo alistamento.

O processo pode ser feito pela internet desde 2018, evitando diversas etapas presenciais. Para acessar, basta acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou baixar o aplicativo Exército Brasileiro, disponível para Android e IOS.

O app conta com uma aba para dúvidas frequentes e direcionamento para cada uma das especificidades, como arrimo de família, nome social, residência no exterior e necessidades especiais.