Situações que levam ao declínio de carreiras de jogadores e prejuízos milionários à indústria ganham vida em Chuteira Preta.

Amazon Prime Video estreia série brasileira sobre o submundo do futebol Chuteira Preta(Dark Soccer, no mercado internacional) em todos os países da América Latina, incluindo o Brasil. Dirigida por Paulo Nascimento, com fotografia de Renato Falcão(Rio, A Era do Gelo e O Touro Ferdinando), a obra ficcional debate os elementos obscuros que têm ocasionado o declínio de carreiras promissoras de jogadores e prejuízos financeiros milionários na indústria mundial do esporte. A produção, que chega ao serviço de streaming com áudio original em português e legendas em inglês e espanhol, já tem filmagens da segunda temporada garantida para o próximo ano via Ancine (Agência Nacional do Cinema) e Fundo Setorial do Audiovisual.

Estruturada em 13 episódios, Chuteira Preta narra a reviravolta na carreira do multipremiado jogador Kadu (interpretado pelo ator Márcio Kieling).  Após passagem bem-sucedida em times de Portugal e Espanha, o atleta tem um retorno desastroso ao futebol brasileiro. Ele decide voltar às suas raízes em campos de várzea da periferia brasileira, quando jogava com os pés descalços. Para isso, tentará ajuda do tio Jair (Nuno Leal Maia), ex-craque dos anos 70 que não conseguiu enriquecer com a atividade, para tentar recuperar a sua paixão pelo esporte e a excelência do futebol-raiz.