- Propaganda -spot_img
InícioAção SocialAssociação Atlética Cohab Juscelino leva a força do futebol feminino para a...

Associação Atlética Cohab Juscelino leva a força do futebol feminino para a Zona Leste

- Propaganda -spot_img

Localizada no bairro de Guaianases, a Associação Atlética Cohab Juscelino leva desde 2001, trabalhos na área do desporto na modalidade de futebol de campo com crianças, adolescentes e jovens na Cohab Juscelino. Atualmente, a equipe possui uma categoria feminina com aproximadamente trinta moças jovens e adultas.

Para a ex-moradora do bairro e atual jogadora do Atlético Mineiro, Milena de Paula, “o começo foi difícil, começamos a publicar as atividades do time nas redes socais, pois precisávamos de atletas e também de uniformes. Treinávamos três vezes por semana”, conta.

Cerca de 28% da população brasileira é composta por jovens, sendo a maioria deles de classes sociais baixas. Além disso, até o fim do século XX, as ruas eram quadras e uniam as crianças de diversos bairros. Hoje, o esporte está cada vez mais elitizado, sendo praticado principalmente em clubes particulares e escolinhas e excluindo pessoas mais pobres que buscam meios de se inserirem nele, principalmente no contraturno escolar. Por isso, os projetos sociais ainda representam uma realidade muito forte em nosso país.

“Depois de muita luta e também de ajuda de vários amigos e parceiros conseguimos dar um “up” na equipe, que hoje é referência na comunidade. Hoje contamos com várias atletas, e também conquistas. Ao todo, já levantamos 15 troféus e estamos na luta de novos desafios. As conquistas são importantíssimas, pois elevam o nome da equipe, porém, o que mais nos deixa felizes é a união da comunidade e toda essa mudança que estamos realizando por aqui”, finaliza Milena.

A luta e o reconhecimento
A prática do futebol feminino foi proibida no Brasil até 1979, porém tudo mudou na década de 80, e a primeira participação em Copas do Mundo, em 1991, fez com que essa modalidade tomasse conta do país.

Grandes jogadoras como Sissi, Pretinha, Marta e Cristiane ajudaram a impulsionar o futebol feminino, e os títulos pan-americanos de 2003 e 2007 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 2007, ajudaram o país a se tornar uma referência no esporte.

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui