A maior parte das vagas está nas capitais do país. Para evitar a aglomeração e contato físico, os processo seletivos são totalmente digitais

A quarentena para combater a disseminação do coronavírus aumentou a demanda nas redes de supermercados. Com a população passando mais tempo em casa e evitando sair, as compras também têm sido maiores. As redes Big, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour abriram juntas mais de 10 mil vagas de trabalho em diversas cidades.

De acordo com a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a demanda de consumo, tanto presencial quanto online, registrou aumento. Além disso, com a rotatividade de funcionários, inclusive da quarentena de idosos e pessoas do grupo de risco para a covid-19, alguns supermercados tiveram que iniciar a contratação de colaboradores para vários setores das lojas.

Para o período de março e abril, a associação espera a criação de aproximadamente 5.000 vagas temporárias em toda a Grande São Paulo. No mesmo período do ano passado foram registrados 500 novos postos. A maioria das vagas é para os postos de operador de caixa e repositor.

Vagas abertas

O Carrefour abriu 5 mil vagas de trabalho para postos de operador de loja, auxiliar de perecíveis, agente de prevenção, recepcionista de caixa, padeiro, peixeiro, técnico em manutenção, açougueiro, operador de centro de distribuição e vendedor de eletrodomésticos.

As vagas estão distribuídas em todas as cidades do Brasil, no entanto, há um número maior de vagas nos municípios de Manaus (Amazonas), Distrito Federal (Brasília), Goiânia (Goiás), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Belo Horizonte (Minas Gerais), Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Curitiba (Paraná), além de Campinas, Ribeirão Preto, ABC, Baixada Santista e na capital paulista, todas localizadas no estado de São Paulo.

Para se candidatar, é necessário ter concluído ou estar cursando o segundo grau. Algumas funções requerem outros pré-requisitos, como o cargo de operador de loja. Para essa vaga, é necessário atuar com reposição, precificação, verificação de validade e apoio às demandas dos clientes das áreas têxtil, utilidades do lar, papelaria, ferramentas, brinquedos, eletrodomésticos, alimentos não perecíveis, congelados, mercearia, limpeza e higiene pessoal.

O processo seletivo acontecerá no ambiente digital, desde a seleção dos candidatos, passando pelas entrevistas (online) até a contratação final, onde o novo colaborador poderá entregar todos os documentos digitalizados, sem precisar comparecer pessoalmente para a entrega.