Todos os meses, o Programa Municipal Banco de Alimentos (PMBA), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SMDET), encaminha toneladas de alimentos recebidos por meio de doações às entidades credenciadas. A iniciativa consolida a solidariedade de diversos membros da sociedade paulistana, especialmente durante a pandemia de Covid-19, e atua no combate à fome e na garantia da segurança alimentar e nutricional.

Desde o início da crise causada pelo novo coronavírus, o Banco de Alimentos repassa às 410 entidades credenciadas alimentos não perecíveis, frutas, legumes e verduras, além de itens de higiene e limpeza. De janeiro a maio deste ano, o programa totalizou 871 toneladas doadas, chegando a mais de 3 mil toneladas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Supermercados, atacados, empresas e hortifrutis compõem a maior parte dos contribuintes, mas doações de pessoas físicas também são aceitas. Neste mês, foram encaminhadas 70 toneladas de materiais, que chegaram por meio de diversas ações como a Campanha “Vacina Contra a Fome”, do Governo do Estado de São Paulo, as ações do Consulado do Canadá em São Paulo, do Colégio St. Francis, entre muitas outras.

Continua após o anúncio...

“O Banco de Alimentos faz um trabalho essencial na distribuição de alimentos, reduzindo a insegurança alimentar de milhares de famílias cuja renda foi afetada pela pandemia”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “Queremos aumentar a arrecadação de todos os itens para poder chegar a ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, completa.

O Programa de Combate ao Desperdício, que também está vinculado à Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, encaminha os itens frescos ao PMBA. A iniciativa atua diretamente com hortifrutis e feiras e, desde o início deste ano, já recebeu 37 toneladas de frutas, legumes e verduras, o que corresponde a 7,42% do total arrecadado pelo Banco.

Serviço:
Programa Municipal Banco de Alimentos
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Cresan Vila Maria. Rua Sobral Junior, N°264 – Vila Maria Alta, Zona Norte, São Paulo/SP.
Telefone (11) 2207-8770.