Com patrocínio da EDP, a carreta móvel que possui dois banheiros individuais com chuveiros quentes, pia e kit de higiene, ocorre na Cracolândia (8), Campo Belo (16), Luz (22) e Santo Amaro (29)

Não há como mensurar a importância de um banho para a autoestima de qualquer pessoa. O projeto Banho pra Geral oferece banho e outros cuidados a pessoas em situação de rua na capital de São Paulo – uma população ainda mais vulnerável durante a pandemia da Covid-19.

Pensando nisso, nos próximos quatro finais de semana do mês, a carreta móvel do Banho pra Geral estará nos endereços: Largo Coração de Jesus, 65 – Campos Elíseos (8), Praça Cidade de Amman – Campo Belo (16), rua Djalma Dutra, 03 – Luz (22) e, por fim, na Praça Salim Farah Maluf – Santo Amaro (29). Todas as ações começam às 10h e têm a expectativa de atender até 32 pessoas.

O projeto Banho pra Geral proporciona higiene básica a quem vive nas ruas por meio de uma carreta móvel com caixa d’água de 440 litros, que dispõe de dois banheiros individuais com chuveiros de água quente e uma pia externa. Também oferece um kit de higiene, que inclui toalha, shampoo, condicionador, pente, sabonete, creme dental e escova de dentes, além de uma muda de roupas. Voluntários devidamente protegidos com máscaras, viseiras e luvas, participam da ação.

Iniciativa do coletivo Casa de Vó em parceira com o Instituto de Políticas Relacionais, oferecem desde 2019 o Banho pra Geral na capital paulista. Agora com o patrocínio da EDP, multinacional do setor elétrico, o projeto pôde intensificar suas atividades, promovendo 15 banhos ao longo de junho, julho e agosto, beneficiando 480 pessoas.

O projeto Banho pra Geral já passou por locais como Belém, Bexiga, Mooca, Centro e, em especial, a Cracolândia. O projeto foi um dos escolhidos pelo edital EDP Solidária, que destinou R$ 2,5 milhões a ações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade de 10 estados brasileiros.

Além da prevenção ao Coronavírus, o trabalho ajuda a quebrar o ciclo da desumanização. A cada banho de autoestima, as pessoas também ganham escuta e a visibilidade necessária para prosseguir e acreditar em melhores dias.

Sobre a EDP no Brasil
Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, atua em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia, e possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. No Brasil, é referência em áreas como Inovação, Governança e Sustentabilidade, estando há 14 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

Sobre o Casa de Vó
Com o lema “Aqui ninguém fica de braços cruzados”, o coletivo foi criado em 2015 pela Diretora de Projetos e de Comunicação do Instituto de Políticas Relacionais, a assistente social Vanessa Labigalini. O coletivo de assistência a pessoas em situação de rua reúne cerca de 70 voluntários e tem atuação permanente, unindo quem precisa de ajuda a quem quer ajudar. Além do Banho pra Geral, oferece doação de comidas e vestuário, cursos ligados à temática espiritual, festa dos aniversariantes do mês e até um bloco de carnaval, o “Unidos da Rua”, que alegrou as ruas do bairro do Bixiga pelo quinto ano consecutivo.

Mais em: http://www.facebook.com/casadeavo/ @casa_devo

Sobre o Instituto de Políticas Relacionais
O Instituto de Políticas Relacionais (IPR) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP – Lei 9.790), fundada em 2004 por Daniela Greeb e Vanessa Labigalini. Com atuação internacional, elabora e gere projetos próprios e de terceiros, identifica necessidades de comunidades, órgãos públicos e empresas privadas e as transforma em projetos e programas culturais e sociais. Sua missão é disseminar e democratizar os direitos humanos e empoderar pessoas para que se tornem cidadãs.

Mais em:www.relacionais.org.br
http://www.facebook.com/relacionais/
http://twitter.com/relacionais
http://youtube.com/relacionais1
http://www.instagram.com/relacionais/

Fonte: Imagem em destaque: Crédito: Luca Meola