Pequenos bares, lanchonetes e restaurantes da capital paulista ainda resistem às determinações de isolamento e adotaram “jeitinhos” para continuar servindo alimentos e bebidas no local – o que é vetado. A reportagem percorreu vias do centro e de Pinheiros entre as 12 e as 15 horas de ontem, período em que avistou ao menos 20 estabelecimentos que descumpriam o decreto estadual.

Os espaços permitiam o consumo no balcão ou em mesas dispostas no limite entre a área interna e a calçada. Na República, um bar na Rua Bento Freitas baixou parcialmente as portas, mas não conseguiu esconder um cliente que comia um pão na chapa e tomava um café no balcão.

Questionado, um funcionário disse que está servindo apenas uma pessoa por vez dentro do estabelecimento e a maioria dos atendimentos são por delivery. Caso semelhante ocorreu na Rua Xavier de Toledo. O restaurante impedia a entrada de clientes na área interna criando uma espécie de barreira de mesas, nas quais servia cachaça e cerveja em copos de vidro para dois clientes – ambos idosos.