Primeiro Bloco oficial do bairro Cangaíba tem planos sociais para 2020.

“Ai, mas como é bom
Passear na periferia
Tomar uma cerva bem gelada
Saborear na petiscaria”….

Os versos acima, composição musical de Arnaldinho Moura – um dos sambistas mais atuante no bairro de Cangaíba; embalaram a tarde de 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra na SAEG – Sociedade Amigos de Engenheiro Goulart onde foi realizado o batismo do Bloco do Temperadinho.
A cerimônia contou com a presença de lideranças antigas do samba paulistano como Dona Laurinha da Nenê de Vila Matilde e Magali Tobias da Camisa Verde e Branco. Outros representantes de escolas de samba como Império da Casa Verde. Barroca Zona Sul e Uirapuru da Mooca também estiveram presentes. Aos convidados foi servido uma Galinhada preparada pelo time de gastronomia do Bloco do Temperadinho.
A festa que teve início às 14h, terminou às 20h e teve a participação dos grupos Onda Zen, Velha Guarda da Acadêmicos do Tatuapé, Partideiros do Temperadinho e a bateria do bloco comandada pelo mestre Paulinho.
“O Bloco do Temperadinho é o primeiro “gastrobloco” do Brasil e temos a intenção de disseminar essa ideia pela cidade de São Paulo e em seguida para outras praças. Nossa meta é incentivar o consumo consciente da alimentação e combater o consumismo predatório que não respeita as tradições e diversidade cultural e no país. Nosso projeto é muito interessante e no próximo ano teremos várias surpresas dentro deste contexto”; afirma Valter Delfino que é publicitário e diretor do Bloco.
O bloco que foi fundado em agosto está à procura de uma área municipal para constituir a sede do social. Enquanto isso não se concretiza, os ensaios à partir do início de janeiro serão realizados na antiga sede da Escola de Samba Candeia, ao lado da UBS de Cangaíba.
Para 2020 os integrantes da diretoria do Bloco têm como objetivo implementar vários projetos sociais para diminuir o impacto da desigualdade social na região e incentivar crianças e adolescentes a ingressarem no ensino superior como forma de promover a equidade na região de Cangaíba.
No mês de dezembro, o Bloco “realizará um grande evento de rua na região central do bairro visando socializar as informações contidas em suas metas para o próximo ano”, completa Arnaldinho Moura.