O Brasil chegou a 19,2 milhões de vacinados contra a covid-19 neste sábado (3), correspondente a 9% da população nacional. O levantamento é do consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte, baseado nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Ao todo, 19.183.802 brasileiros tomaram pelo menos uma dose até hoje. Do ontem para hoje, a primeira dose de vacina foi aplicada em 328.910 pessoas. Já 70.338 brasileiros receberam a segunda dose nas últimas 24 horas.

Até agora, as duas doses da vacina já foram aplicadas em 5.342.361 pessoas, conforme a recomendação dos laboratórios responsáveis pela produção da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca. O número equivale a apenas 2,52% da população nacional.

A vacinação nos estados hoje

Proporcionalmente, a Bahia aparece em primeiro lugar entre os estados que mais aplicaram a primeira dose da vacina: 11,36% de sua população. Já Mato Grosso do Sul e São Paulo são os estados que, em termos percentuais, mais vacinaram com a segunda dose: 3,49% da população cada.

Veículos se unem pela informação

Em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia de covid-19, os veículos de comunicação UOL, O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo, O Globo, G1 e Extra formaram um consórcio para trabalhar de forma colaborativa para buscar as informações necessárias diretamente nas secretarias estaduais de Saúde das 27 unidades da Federação.

O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, deveria ser a fonte natural desses números, mas atitudes de autoridades e do próprio presidente durante a pandemia colocam em dúvida a disponibilidade dos dados e sua precisão.

Fonte: UOL / imagem: SOPA Images/Colaborador Getty Images