O Prefeito Bruno Covas inaugurou nesta manhã, terça-feira (9), mais um equipamento público de grande importância para a Zona Leste, a UBS (Unidade Básica de Saúde) de Cidade Nova São Miguel, que foi construída no terreno onde funcionava o Sacolão Cidade Nova. Esta UBS funcionava de forma precária em um prédio na Av. Moacir Dantas Itapicuru, a cerca de 300 metros da nova unidade. O projeto foi aprovado no Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo de 2012-2016. A obra foi iniciada na gestão do Prefeito Haddad e chegou a ficar parada por mais de 3 anos por falta de recursos e só foi retomada na gestão do prefeito Bruno Covas.

Foto: Bruno Covas apresenta a gerente da UBS Cidade Nova São Miguel – (Eduardo Rocha)

Nesse período de luta pela retomada das obras as lideranças do Jardim São Vicente, Cidade Nova São Miguel e do Conselho de Saúde, através de seus representantes como Geramildo (Gera) Nicolau, Dionízio Malta, Esther, Cida Bruniera, Carlos Prata, Walter Cordeiro e tantos outros foram incansáveis na defesa da conclusão da obra. Ainda engrossou a luta a participação do vereador Gilberto Natalini e do Jornal Acontece Agora que por diversas vezes denunciou a obra parada em São Miguel.

Em seu discurso, o prefeito voltou a mencionar o plano de Descentralização anunciado pela Secretaria de Saúde que, dentre as metas, prevê a unificação dos postos com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Principal alvo de críticas nos últimos meses, Covas informou que a unidade deve funcionar dentro dos novos padrões, além de defender o formato anunciado em fevereiro deste ano. “Aqui, já teremos a integração com o SAMU. Não tem sentido o SAMU ser um serviço à parte, fora ou externo dos serviços de saúde da cidade de São Paulo. […]”, explicou.

Foto: Bruno Covas se reúne com a Irmã Monique – (Eduardo Rocha)

A UBS Cidade Nova São Miguel atenderá cerca de 6,4 mil famílias, totalizando 20 mil usuários das regiões de Cidade Nova São Miguel, Vila Rosaria e Jardim São Vicente. O prédio foi construído numa área de 2.900 m², e recebeu um investimento R$800 mil em mobiliário.

Foto: Prefeito Bruno Covas e o Diretor do Acontece Agora Divaldo Rosa.

Além disso, a nova unidade permitirá o acréscimo de mais duas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), e o funcionamento de novos serviços que passarão a ser ofertados como, por exemplo, o Atendimento à Saúde da Pessoa Idosa e o prontuário digital.

Foto:Subprefeitos Chiquinho , Gilmar Santos, Flávio Sol e Edson Marques com o Prefeito Bruno Covas – (Eduardo Rocha)

O plano da gestão é humanizar cada vez mais o atendimento à população, com uma estrutura adequada e acessível. Na solenidade, estiveram presentes os 4 subprefeitos da região São Miguel, Itaim Paulista, Ermelino Matarazzo e Guaianases), os vereadores Gilberto Natalini, Gilson Barreto, Milton Ferreira e Sandra Tadeu, além de um grande numero de lideranças. Representando a mídia local esteve presente o Divaldo Rosa representando o Jornal Acontece Agora e o portal AconteceAgoraOnLine.

Foto: Gilberto Natali em companhia da mídia de São Miguel – (Eduardo Rocha)

Fonte: As informações são da redação do ‘Acontece Agora’.