Realizado pela Rede Educare com patrocínio da Novelis, projeto implanta espaço lúdico e acervo de 1.200 livros  

Na próxima sexta-feira (27), a Cooperativa Fênix-Ágape e a comunidade do entorno, localizadas no Itaim Paulista, Zona Leste de São Paulo, abrangendo os bairros Camargo Novo, Jardim das Oliveiras e Encosta Norte, recebem a unidade do projeto “Cantos de Leitura”, com acervo de 1.200 novos livros, numa realização da Rede Educare com patrocínio da Novelis, líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, via Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura.

No espaço implantado, que fica na Associação Resgate Total, funcionarão biblioteca e equipamentos para os cooperados e associados, seus familiares, estudantes e toda a comunidade, uma vez que nas proximidades da sede da cooperativa estão localizadas várias escolas, igrejas e a associação do bairro. O espaço de ambientação lúdica conta ainda com materiais pedagógicos e brinquedos educativos

A Cooperativa Fênix-Ágape, uma das principais do ramo da reciclagem na Zona Leste de São Paulo e que já recolheu 100 toneladas de reciclados por mês, funciona como ponto de entrega voluntária e higienização de materiais descartáveis, além de desenvolver outras frentes de atuação, oferecendo para a comunidade aulas de balé e violão.

Para a presidente da Cooperativa, Francisca Rabelo, o projeto vem de encontro aos objetivos da instituição, uma vez que propicia a troca de experiências, tônica da gestão Fênix-Ágape.  “Tínhamos uma biblioteca pouco atrativa e com livros antigos. Agora, vamos ganhar um espaço renovado e revitalizado, com muitas opções de literatura, podendo aproximar ainda mais cooperados e voluntários para nossa sede”, comemora Francisca Rabelo, que fundou a Fênix-Ágape em 2005 e foi contemplada com Prêmio Citi Melhores Microempreendimentos de 2015.

O Cantos de Leitura aponta também para possibilidades de novas parcerias para a Fênix-Ágape. “A visita de voluntários à nova biblioteca é importante na medida em que o espaço será de trocas de experiências e busca de voluntárias que, por exemplo, possam desenvolver serviço de costura para confecção de uniformes para empresas parceiras”, acrescenta Francisca.

Ao apostar na educação e na cultura, o projeto dá sua contribuição em comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social. O Cantos de Leitura faz dos livros uma possibilidade para que seus leitores vejam o mundo de uma nova forma.

“A ideia é estimular o prazer pelo ato de ler e promover a autoestima de pessoas, pois muitas nunca tiveram o livro em suas vidas. O projeto propõe, também, o acesso a um espaço onde podem ‘aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a conhecer’, seguindo os princípios ensinados por Jacques Delors”, realça Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.

Para Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul, é preciso conhecer as comunidades locais para proporcionar experiências que possam fazer a diferença na vida das pessoas. “A Novelis é agente de transformação social, valoriza a educação e também fornece suporte para que projetos como o Cantos de Leitura sejam sinônimo de mudanças positivas para a sociedade. Para nós, apoiar iniciativas que contribuem para o desenvolvimento das comunidades é parte do nosso compromisso de juntos criarmos um mundo mais sustentável e justo”, conclui.

Inauguração Cantos de Leitura – Olinda

Quando: 27 de setembro (sexta-feira)

Horário: 14 horas

Onde: Sede da Cooperativa Fênix-Ágape  

Endereço: Rua Manoel Bueno da Fonseca 603, Itaim Paulista.

Conheça!

O Cantos de Leitura é realizado pela Rede Educare e busca estimular o contato de crianças, jovens e adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento. A partir de uma metodologia social de desenvolvimento de atividades em torno do acesso aos livros, o projeto busca criar espaços de valorização e socialização desses indivíduos que vivem regiões vulneráveis. Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. O acervo do Cantos de Leitura é formado por jornais, revistas, periódicos além de um vasto catálogo de livros

Neste ano de 2019, o projeto, que está em sua quarta edição, inaugura 16 novos espaços em cidades brasileiras. Até o momento, já foram doados cerca de 35 mil livros nas unidades inauguradas no Brasil. Até o final do ano, serão ao todo 55 mil livros de diferentes editoras e gêneros literários, colocados à disposição de milhares de beneficiados do projeto, entre crianças, jovens e adultos.

Sobre a Novelis

A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, conta com aproximadamente 11 mil profissionais e receita de US$ 12.3 bilhões, referente ao ano fiscal de 2019. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul. A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com ou acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.

Sobre a Novelis América do Sul

No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Santo André/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de US$ 2 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

Em 2019, o Brasil comemora 30 anos do lançamento das latas de alumínio no País e a Novelis faz parte desta história desde o início por meio do fornecimento de chapas de alumínio para os fabricantes de latas. Em 2018, de acordo com a Abralatas, o consumo de latas de alumínio cresceu 8,5%. O crescimento do mercado vem impulsionando também o processo de reciclagem e transformando o metal em um case de sucesso de economia circular em todo o mundo. A Novelis tem participação ativa para a conquista deste resultado, reciclando mais de 60% das latinhas coletadas no país, fazendo do Brasil o líder na reciclagem de latas de alumínio.

A Novelis mantém onze centros de coleta de sucata espalhados pelo País e conta com o maior centro de laminação e reciclagem de alumínio da América do Sul.

Rede Educare: – A Rede Educare nasceu em 2008 inspirada pela crença de que é possível transformar a realidade desde que pessoas, empresas, governos e organizações estejam imbuídos do mesmo propósito. Nesses 11 anos, tornou-se referência no Brasil em projetos de transformação social. Em outras palavras, a Rede Educare promove diálogos para modificar vidas.

Especializada em leis de incentivo, atua em todo o Brasil, tecendo encontros entre produtores e empresas que acreditam em cultura, esporte, saúde e ações sociais para realizar projetos inovadores de impacto social. “Hoje temos certeza do nosso propósito. Somos uma empresa diversa, com crenças, força e ideias. Sim, ideias mudam o mundo quando temos pessoas que querem realizar o novo”, comemora Kátia Brasileiro, diretora da Rede Educare.