O CAPS AD II para adultos recém inaugurado em Cangaíba recebeu na sexta-feira, 11, mais de 60 lideranças de diversas entidades do distrito e da região para um café da tarde com o objetivo de elucidar o funcionamento e apresentar o espaço para a vizinhança no entorno da rua Zumbi, onde está localizada a nova unidade de saúde.

O equipamento municipal administrado pela O.S. SECONCI contará com uma equipe multidisciplinar de mais de 32 profissionais voltados para atenção em questões de álcool e droga.

Terapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais e educadores já estão trabalhando no atendimento à população.

Os CAPS são Centros de Atenção Psicossocial que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos; e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas; e, que trabalham com a redução de danos.

A unidade funciona em sistema aberto que tecnicamente é chamado de demanda espontânea onde o paciente procura o tratamento sem a necessidade de encaminhamento. O serviço é integrado a rede do SUS e funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 19h.

O CAPS 3 da Penha atuará na retaguarda uma vez que o atendimento 24 horas daquela unidade facilitará esse procedimento caso haja demanda. “Aqui o conceito é interagir com os pacientes e não trata-los como viciados; e sim como indivíduo que tem interações sociais”, disse a terapeuta ocupacional Eliane Castro que compõe a equipe.

Já a gerente do CAPS 3 Valeska Janas Murier, também presente na reunião, destacou a dificuldade da adesão familiar nos tratamentos como um problema a ser enfrentado.

Ao final da reunião as lideranças presentes propuseram a articulação de uma rede de apoio ao novo serviço.

O gerente da unidade de Cangaíba Danny Martyn Van de Groes; após contextualizar o funcionamento do CAPS, encerrou o encontro convidando os presentes para participarem das reuniões semanais e ajudarem a organizar o Conselho de Saúde local. “Foi uma reunião muito exitosa”, finalizou.

Serviço:
CAPS II AD CANGAÍBA
Rua Zumbi, 258
Cangaíba – São Paulo – SP

Mario Luiz Cortez (Mtb: 59620/SP)