A exposição “Flores do Brasil” traz obras que reinterpretam a diversidade da flora brasileira

O Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, na região central da cidade, realiza a partir de 20 de setembro a Exposição Flores do Brasil. O evento mostrará ao público obras de artistas visuais sobre mais de dez espécies de plantas do país. A visitação será gratuita.

A ideia da exposição será apresentar uma visão artística da flora brasileira. Poucos países no mundo têm uma biodiversidade tão ampla quanto a nossa, tanto que o Brasil é referência no tema ao redor do planeta.

“Flores do Brasil”, exposição idealizada pelo Pátio Metrô São Bento, terá a exibição de obras dos artistas Amanda Miranda, Nina Satie, Thiago Ribeiro e Thales Lira. Eles reinterpretam livremente espécies nativas de flores de várias regiões e biomas do país.

Além disso, a mostra também terá o objetivo de homenagear a primavera. Marcada para começar neste ano em 23 de setembro, a estação seguirá no Brasil até 22 de dezembro. A primavera, considerada por muita gente a estação mais bonita, é o período do ano em que ocorre o reflorescimento da flora.

Com a mostra, o Pátio convidará o expectador a percorrer nosso território admirando e conhecendo um pedaço da beleza da flora brasileira. Na exposição, será possível encontrar desde espécies icônicas de todo o país como a Manacá da Serra e o Ipê, até a pouca conhecida Flor do Pau-Brasil.

Sobre os artistas e espécies de plantas representadas na exposição:

Nina Satie

Nina Satie é uma artista multimídia. Em suas obras, ela utiliza materiais como guache, acrílico, lápis de cor e aquarela. Conheça mais sobre a artista em: https://ninasatie.com.br/

Flores na exposição:

– Ipê;

– Para-tudo;

– Flor de Pitangueira.

Thales Lira

Artista visual com bacharel e mestrado pela Unicamp, Thales atua nas áreas de design gráfico, ilustração e projetos ligados à produção artística contemporânea

Conheça mais sobre o artista em: http://thaleslira.tumblr.com/

Flores na exposição:

– Íris-da-praia;

– Flor do Embiruçu;

– Eritrina-candelabro.

Amanda Miranda

É artista visual, quadrinista, designer de superfície e gráfico; e autora independente desde 2013. Em seu trabalho autoral busca diversificar linguagens e pautas com cores vibrantes e técnica mista. Conheça mais sobre a artista em: amandamiranda.net/

Flores na exposição:

– Flor do Cambuci;

– Orelha-de-onça;

– Pau-brasil.

Thiago Fernandes

Artista visual formado pela Unicamp e com mestrado em Artes Visuais pela mesma universidade, Thiago tem como linha de trabalho pesquisas sobre desenho, fotografia, arte impressa e principalmente gravura. Além disso, atua como designer gráfico e como educador, com oficinas e como professor de artes no ensino formal. Conheça mais sobre o artista em: issuu.com/thfernandes

Flores na exposição:

– Murici-do-Campo;

– Dedaleiro;

– Manacá-da-serra.

Serviço:

Data: a partir de 20 de setembro, no Pátio Metrô São Bento

Endereço: Largo São Bento, s/n – Centro, São Paulo – SP, 01029-010

Valor: Gratuito

Sobre o Pátio Metrô São Bento

Localizado aos pés do Mosteiro, dentro da Estação São Bento do Metrô, o Pátio Metrô São Bento é um centro de compras a céu aberto com opções de alimentação, serviços e varejo, que busca simplificar o dia a dia das pessoas que frequentam o Centro de São Paulo. Desenvolvido pelo consórcio Scopus Ita Shopping, o empreendimento de 5,7 mil m2 é composto por praça de alimentação, deck a céu aberto e praça de eventos, que recebe atrações culturais regularmente. O Pátio atende as mais de 4 milhões de pessoas que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro.

Imagens: Divulgação/Pátio Metrô São Bento