Virada Sustentável, shows e muito esporte. Confira as principais atrações dos Centros Educacionais Unificados da Prefeitura de São Paulo

No fim do mês de agosto os 46 CEUs (Centros Educacionais Unificados) da Secretaria Municipal de Educação recebem espetáculos de música e teatro, atividades culturais e esportivas em todas as regiões de São Paulo. As atrações são abertas ao público e gratuitas. O destaque vai para a Virada Sustentável, evento que chega a sua nona edição e reúne mais de 600 atrações em 200 espaços diferentes da cidade de São Paulo. As atrações acontecerão de quinta (22) a domingo (25).

Incentivo à coleta seletiva, mostra de vídeo de sustentabilidade e oficina de culinária sustentável, essas são algumas das atrações que o CEUs vão receber durante a Virada Sustentável.  O CEU Cantos do Amanhecer convida os frequentadores para a Caminhada ecológica e inauguração da pista de caminhada na área externa, que também fará parte do evento. A programação completa pode ser acessada no: https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-sao-paulo-2019.

Além de sustentabilidade, o folclore brasileiro também é tema das atividades. No CEU Sapopemba, do dia 28 a 31 desse mês, ocorrerão apresentações sobre a Semana do Folclore. Já no dia 31 de agosto, no CEU Casa Blanca a apresentação teatral Lendas Folclóricas tem classificação etária livre.

Todos os 46 CEUs da cidade possuem programação de cursos, oficinas e atividades esportivas e culturais voltadas para todas as idades. Todas as instalações, como quadras, piscinas e bibliotecas são abertas ao público, gratuitas e funcionam diariamente, inclusive nos finais de semana.

As atividades são atualizadas mensalmente e podem ser conferidas no link: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Programacao .

CEU Cidade Dutra

Os pais de pet terão a oportunidade na sexta-feira (16) de castrar seus bichinhos no vão livre do Centro Educacional Unificado Cidade Dutra, das 17 até às 18 horas. Lembrando-se da importância da prática que previne muitas doenças aos animais domésticos além de diminuir o estresse causado pelo excesso de hormônios e melhorar a qualidade de vida dos mesmos.

CEU Jardim Paulistano

O cantor Chico Sales apresenta na sexta-feira (16) um tributo a Raul Seixas, no espetáculo Viva Raul. Ambos chegaram a se encontrar no bairro do Butantã, durante a adolescência de Chico, que começava a escrever suas musicas. 30 anos após a morte de Raul Seixas, o cantor, compositor e multi-instrumentista revive seu grande ídolo através de sua surpreendente interpretação nesse show que eterniza a memoria de um dos pioneiros do Rock nacional.

CEU Tiquatira

Agosto continua com a programação de contação de histórias para as crianças que aconteceram do dia 10 ao 30 no Centro Educacional Unificado Tiquarita, voltado a crianças entre 4 a 11 anos,  contando desde clássicas lendas folclóricas brasileiras, até contos e histórias sobre conscientização ambiental, uma forma lúdica de se trabalhar a imaginação infantil de forma integrada e divertida.

CEU Parelheiros

A virada começa na sexta-feira (23) às 10h, com várias oficinas, trabalhando a sucata, compostagem e materiais recicláveis incentivando o reusam de materiais orgânicos ou inorgânicos, voltada para os alunos da EMEF e CEI locais, as atividades se encerram no sábado (24) com a grande inauguração da estufa da EMEF.

CEU Paz

Do dia 22 ao 25 de agosto, o centro educacional unificado realiza em sua biblioteca a mostra temática “O Que é:  Movimento de Mobilização Colaborativa Prol Sustentabilidade”, apresentando o que representa a Virada Sustentável e as articulações culturais,  sociais e coletivas que juntas apresentam um olhar positivo sobre o desenvolvimento sustentável. 

CEU Tiquatira

Para a criançada, na sexta-feira (23) as 14 horas o coletivo de leitura Papo de Comadre e o grupo teatral de contação de história Tricotando Palavras se juntam no CEU para a roda de leitura ecológica para finalizar a virada em Tiquatira no evento: “Coletivo Papo de Comadre & Tricotando Palavras Ecológicas”.

CEU Alvarenga

Em uma programação mais voltada para o publico adulto, serão dadas duas palestras (uma as 19h e outra as 14h) na sexta-feira (23) pela concessionária ECOUrbis Ambiental, responsável pela coleta, transporte e distribuição adequada ao lixo  reciclável que atende 19 das 32 prefeituras regionais de São Paulo, explicando um pouco sobre como funciona a coleta seletiva na cidade.

CEU Paraisópolis

Entre palestras, oficinas e contação de histórias, o Centro Educacional Unificado Paraisópolis tem uma programação voltada em especial para a reciclagem, na sexta-feira (23) as 10h com orientações sobre qual a maneira certa de reciclar.