Os passageiros de um voo comercial da Azul, que também ajudou no transporte das primeiras doses da vacina contra o coronavírus para Curitiba, aplaudiram o anúncio da comandante ao saberem sobre a carga especial dentro da aeronave.

O voo, que transportava 25 caixas do imunizante, saiu de São Paulo e seguiu para Curitiba, na noite de segunda-feira (18)

“Olá, pessoal. Boa noite. Sejam todos bem-vindos a bordo. Meu nome é Flania, eu sou comandante deste voo. E hoje temos a honra e orgulho em dizer que a Azul está transportando a vacina contra a Covid-19 aprovada pela Anvisa. Isso faz parte do nosso compromisso em ajudar o Brasil e em garantir a saúde de todos nós e levar esperança para todo o Brasil”, anunciou a comandante.

Do aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o imunizante foi levado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde foi catalogado e fracionado, para ser enviado a todas as regionais de saúde do estado, a partir desta terça-feira (19).

Um primeiro avião com as primeiras 120 mil doses da vacina contra o novo coronavírus chegou ao Paraná por volta das 19h.

A carga saiu do centro de distribuição de logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), com destino ao Aeroporto Afonso Pena.

Outros dois aviões chegaram ao estado para a entrega do restante das doses, sendo um deles, a aeronave em que foram registrados os aplausos.

De acordo com a programação do Ministério da Saúde, o Paraná recebeu 265 mil doses na primeira remessa de vacinas enviadas aos estados.

Primeira dose

Enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no PR — Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no PR — Foto: Giuliano Gomes/PR Press

A enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o novo coronavírus no Paraná, na noite de segunda-feira, no Hospital do Trabalhador, em Curitiba, por volta das 21h30.

“Eu estou lisonjeada. Eu sou uma pessoa positiva, eu acredito que essa vacina vai ser ótima, vai ter bons sinais e, graças a Deus, vai diminuir um pouco esse desespero nosso de correr o risco de perder famílias. Estou realmente agradecida por estar aqui”, disse a enfermeira.

Lucimar atua há 22 anos na área da saúde, mas se tornou oficialmente enfermeira em 2020. Ela trabalha no pronto-socorro de Covid-19 do Hospital do Trabalhador e está na linha de frente do combate à pandemia do coronavírus.

Outros sete profissionais da área da saúde e da gestão hospitalar também receberam a primeira dose da vacina no Paraná na noite de segunda. São eles:

  • Denise Elaine Dias Brito, técnica de enfermagem, de 38 anos;
  • Diego Schuster Paes, médico clínico, de 30 anos;
  • Patrícia Moreira, técnica de enfermagem, de 33 anos;
  • Neura Cordeiro Barbosa, encarregada de higienização no hospital, de 46 anos;
  • Suellen Souza Meduna, fonoaudióloga, de 38 anos;
  • Larissa Mello Dias, fisioterapeuta, de 34 anos;
  • Caroline Louise Benvenutti Hoffmann, nutricionista, de 33 anos.

Campanha de vacinação no Paraná

O começo da campanha de vacinação no estado foi anunciado pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), em uma rede social.

“Declaro aberta a campanha de vacinação contra o coronavírus no Estado do Paraná. A partir de hoje, escreveremos um novo futuro”, escreveu o governador.

Até então, o início da campanha estava previsto para acontecer simultaneamente em todo o Brasil na quarta-feira (20), mas o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou que os estados adiantassem a imunização.

Fonte: G1