Batizado de Palhaços nas Ruas, o projeto da Cia. LaMínima realiza apresentações gratuitas em praças, parques e equipamentos públicos da Grande SP

Até o início de novembro, a companhia LaMínima circula por São Paulo com um ônibus que vira palco para levar espetáculo de circo-teatro a moradores da periferia da cidade. Batizado de Palhaços nas Ruas, o projeto realiza apresentações são gratuitas em praças, parques e equipamentos públicos. Neste sábado, há sessão no CEU São Rafael, às 11h; e no domingo, no campo de futebol do Capão, ao meio-dia.

Fabricado em 1986, o ônibus-teatro foi inteiramente adaptado para se tornar um espaço de encenação. Ele tem coxia, palco e balcões, que são armados em lugares públicos. O veículo chega, estaciona, e dele saem atores e palhaços para a apresentação de esquetes e números circenses. A ideia da companhia é ampliar o acesso ao circo-teatro e levar a arte a diferentes espaços.

O projeto de circulação da LaMínima é realizado em parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras, e começou em 4 de outubro, em Cidade Tiradentes. A companhia foi fundada em 1997 por Fernando Sampaio e Domingos Montagner, ator que morreu em 2016 durante as gravações da novela Velho Chico.

Além das apresentações deste final de semana do dia das crianças, o ônibus-palco ainda vai passar por mais quatro locais.

Confira a programação:

12/10, às 11h
CEU São Rafael (R. Cinira Polônio, 100 – Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo/SP)

13/10, ao meio-dia
Campo de Futebol do Capão (Rua Francisco da Cruz Melão s/n – Horto do Ipê – São Paulo/SP)

19/10, às 16h30
Fábrica de Cultura Brasilândia (Av. General Penha Brasil, 1200 – São Paulo/SP)

27/10, às 11h
Praça Brasil (Av. Nagib Farah Maluf, s/n – Conj. Res. José Bonifácio)

4/11, às 11h
CEU Guarapiranga (Estrada da Baronesa, 1120 – Parque Bologne – São Paulo/SP)

6/11, às 10h
CDC União do Parque São Rafael (Rua Frei Mateus de Assunção, 320 – Parque São Rafael)

Fonte: Catraca Livre / imagem em destaque: Crédito: Ricardo Avellar/DivulgaçãoPalhaços nas Ruas, projeto da Cia LaMínima.