Agentes da UBS Três Pontes, Conselho Gestor e alunos da Escola Estadual Salvador Romano se uniram para realizar ações no local situado na Avenida Tomás Lopes de Camargo

A mobilização da comunidade do distrito Jardim Romano, na zona leste, proporcionou a revitalização de mais uma praça no bairro de São Miguel Paulista, desta vez na Avenida Tomás Lopes de Camargo. A iniciativa partiu da UBS Três Pontes com os agentes da Saúde envolvidos, junto ao Conselho Gestor. Os alunos da Escola Estadual Salvador Romano também participaram do desafio.

A Subprefeitura apoiou o projeto cedendo equipe, mudas para o plantio e materiais para a transformação da praça. O local era ponto conhecido, por receber descarte irregular de entulho, e, hoje, tornou-se espaço de conscientização ambiental e novas práticas sustentáveis.

Continua após o anúncio...

O exemplo partiu dos integrantes da escola Salvador Romano, crianças do ensino fundamental que ficaram empolgadas por participar da ação. Antes de irem a campo e participarem do plantio de novas árvores, de plantas em vasos feitos com pneus que seriam descartados, os alunos passaram por um processo de aprendizado sobre a importância da conservação da natureza e cuidado com o espaço o público.

“Nós fizemos a parceria entre escola e saúde. Os professores da Escola Estadual Professor José Bonifácio Andrada e Silva Jardim propuseram ideias de revitalização da praça e as crianças ficaram super empolgadas”, conta o professor Leandro do Santos, de 29 anos.

Sobre o trabalho de conscientização, o professor explica: “A praça era bastante deteriorada, então decidimos fazer placas de avisos para a população do entorno. A conscientização foi realizada ao longo de seis meses. As crianças conversaram e orientaram os pais, deixando o local muito bonito para todos”.

O aluno Henrique Carvalho de Araújo, de 11 anos, foi um dos destaques das atividades executadas pelo corpo docente e se diz satisfeito por  ter participado da ação. “Eu achei muito legal esse projeto da gente cuidar do meio ambiente. Tenho um colega que mora perto da região, essa praça era muito suja”.

Nova praça, nome novo

A praça está sem denominação e fica localizada no cruzamento entre a Avenida Tomás Lopes de Camargo e a Rua Canacatagê. Foi enviada proposta à Câmara Municipal e, mais adiante, será enviado ofício à Subprefeitura, para o emplacamento com um novo nome. “O nome da praça será Alcides Moreira Filho, mais conhecido como ‘Pai Veio’, um morador que esteve aqui nos anos 70 e fez muito pelo bairro”, disse Rogério Pereira da Silva, que é morador atuante do distrito e participa do Conselho Gestor no Jardim Romano.