Mesmo para quem gosta do calor, estes lugares podem ser um pouco demais! Aqui vão 30 dos pontos mais escaldantes do planeta, do mais “frio” ao mais quente – um título que, atualmente, vai para três lugares diferentes.

Illizi, Argélia (foto acima)
Maior temperatura registrada: não disponível.
Não se sabe qual é a maior temperatura já registrada em Illizi, mas essa cidade argelina tem uma média de 41,6°C em junho e julho, com 203 dias acima de 32,0°C por ano.


Bangcoc, Tailândia
Maior temperatura registrada: 40°C
Com uma temperatura média anual de 29,4°C, Bangcoc nunca é fria, especialmente se considerarmos a alta umidade do ar. Devido a isso, ela foi reconhecida como uma das cidades mais quentes do mundo pela Organização Mundial de Meteorologia. A temperatura mais alta já registrada lá foi de 40°C.
Cidade do Cabo, África do Sul
Maior temperatura registrada: 42,2°C
Em 3 de março de 2015, a Cidade do Cabo, na África do Sul, foi considerada o lugar mais quente do mundo, quando os termômetros marcaram 42,2°C. Essa foi a temperatura mais alta registrada na cidade em um século.
Dallol, Etiópia
Maior temperatura registrada: 45,6°C
O campo hidrotermal com formações de sal, fontes termais ácidas e gêiseres de gás de Dallol, na Etiópia, que também é o mais baixo vulcão subaéreo do mundo, tem temperaturas médias no verão chegando a 45°C. Mesmo descrita como uma “cidade fantasma”, a localidade tem a maior temperatura média para um local habitado no mundo.
Sydney, Austrália
Maior temperatura registrada: 45,8°C
Sydney é mais que sua famosa ponte e seu porto charmoso: ela também é uma das cidades mais quentes do mundo, com um recorde de 45,8°C registrado em janeiro de 2013. Não é por menos que os moradores e turistas vão em peso para as várias praias da região!
Bandar-e Mahshahr, Irã
Maior temperatura registrada: 46,1°C
Há várias maneiras de calcular a “temperatura mais quente”—por isso, nem todo mundo concorda sobre qual é o lugar mais quente da Terra. Em julho de 2015, Bandar-e Mahshahr, no Irã, teve o segundo maior índice de calor já registrado (temperatura do ar + umidade relativa) com 73°C. A temperatura real do ar era 46,1°C.
Coober Pedy, Austrália
Maior temperatura registrada: 47,8°C
Coober Pedy é uma cidade no sul da Austrália conhecida pelas suas temperaturas extremas, fazendo os moradores irem para baixo da terra para terem acesso a um ambiente mais agradável e constante. A temperatura recorde registrada lá foram impressionantes 47,8°C.
Las Vegas, Nevada, EUA
Maior temperatura registrada: 47,2°C
A Cidade do Pecado pode ser conhecida pelos seus cassinos, mas o calor ali também é lendário, com uma alta recorde de 47,2°C em junho de 2013. Não é para menos que as festas nas piscinas dos hotéis sejam tão populares no verão!
Atenas e Elefsina, Grécia
Maior temperatura registrada: 48°C
Duas cidades gregas dividem o título de maior temperatura registrada na Europa continental, com 48°C, em julho de 1977. No verão passado, pensou-se que o recorde havia sido quebrado, mas esse acabou não sendo o caso.
Marrakech, Marrocos
Maior temperatura registrada: 49°C
A bela cidade marroquina de Marrakech é um destino turístico popular, mas o calor pode ser devastador por ali, com altas médias superando os 36°C em julho e agosto. Na verdade, a alta recorde foi de 49°C.
Vale da Morte, Califórnia, EUA
Maior temperatura registrada: 56,7°C
O Vale da Morte, na Califórnia, atualmente detém o recorde de maior temperatura do ar já registrada, com 56,7°C, em 10 de julho de 1913. Durante o verão, as temperaturas médias chegam a 47°C, e este é um dos lugares mais secos dos EUA. O Livro Guinness dos Recordes o reconhece como sendo o lugar mais quente da Terra.