Por: Eduardo Micheletto.

O Corinthians lançou na noite da última segunda-feira, 18, uma nova campanha publicitária, batizada de “Corinthianismo”, que remete à forma “religiosa” como a chamada “fiel torcida” se relaciona com o time.

No filme, o ex-jogador e eterno ídolo do clube, Sócrates aparece como uma espécie de profeta. As expressões verbais e gestuais do “Doutor” foram utilizadas para fazer o elo com as imagens. A narrativa usa frases bastante famosas ditas pelo líder da Democracia Corinthiana, do início dos anos 80. O ex-jogador morreu aos 57 anos, no dia 4 de dezembro de 2011, dia em que o Corinthians conquistou seu sexto Campeonato Brasileiro.

“O Corinthians é muito mais que um clube de futebol. O Corinthians é uma religião, uma grande nação, mas muito mais que isso, o Corinthians é uma voz. O Corinthians é uma força, uma forma de expressão que a sua população tem. A torcida corintiana usa o seu clube, o seu time, a sua expressão física como forma de contestação de tudo aquilo que não lhes é dado de direito”.

O filme oficial da campanha “Corinthianismo” foca no aspecto do torcedor “sofredor” ao destacar os piores momentos da história do clube, como o rebaixamento à Série B no Campeonato Brasileiro, a queda na Pré-Libertadores de 2011 e os 23 anos sem título, para em seguida clamar pela superação com os títulos de 1977, os dois Mundiais, a Libertadores e os títulos do Campeonato Brasileiro.

Outras iniciativas interessantes da campanha são o envolvimento do torcedor com as redes sociais do clube, aumentando a sua interatividade com os usuários da plataforma, onde em todos os dias, as 19h10 (ano de fundação do clube), passará a ser ditada a hora da fiel, onde haverá a celebração dos 10 mandamentos do corinthianismo lido por um mensageiro de Deus, além de corinthianos famosos orando o “Corinthians Nosso” e assim por diante.

Além disso, haverá um site mobile com uma vela que o torcedor pode acender para mandar sua energia positiva, um confessionário digital, no qual o Fiel Torcedor poderá revelar o que já fez pelo Timão em texto, áudio ou vídeo, um livro com a doutrina e história do corinthianismo (milagres, peregrinações e até cânticos).

Muitos poderão até criticar a mistura de Futebol com Religião, porém como estratégia de Marketing, vejo que a Diretoria de Marketing do Corinthians marcou um gol de placa, resgatando um velho sentimento do torcedor do clube.

Confira os 10 mandamentos do “Corinthianismo”

1 – “Amar o Corinthians acima de qualquer resultado, partida e jogador.”

2 – “Nada é mais importante do que o jogo do Corinthians.”

3 – “Aqui é Corinthians. Aqui é na raça”.

4 – “A Fiel não vaia. A Fiel apoia os 90 minutos”

5 – “Nossas glórias mil são contra tudo e contra todos”

6  – “O bando grita mais forte quando o Timão está perdendo”

7 – “Sofredor hoje. Sofredor amanhã. Sofredor para sempre. Graças a Deus”.

8 – “Este time só tem um dono. Este time é do povo”

9 – “Eu nunca vou te abandonar. Porque eu te amo”

10 – “Vai, Corinthians!”

Veja a seguir o vídeo da campanha: