Além da dança, programação contempla atividades de produção cultural, fotografia, contação de histórias e voz

As Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estão com as inscrições abertas para atividades on-line relacionadas à dança pela Oficina Cultural Oswald de Andrade e também atividades formativas por meio do Programa de Formação no Interior.   

No dia 6 de agosto, quinta-feira às 19h, acontecerá a Roda de Conversa: o que te move, o que vemos quando olhamos a dança. Nessa conversa, a artista Beth Bastos, diretora do Núcleo Pausa, reúne os diretores do documentário “O que te move, o que vemos quando olhamos dança”, Antonio Miano e Kiko Ferrite, e as bailarinas Karina Almeida e Ester Lopes, para contarem suas experiências com o processo desenvolvido durante o Ateliê de Solos, que ocorreu em 2019 na Oficina Cultural Oswald de Andrade. As inscrições devem ser feitas até um dia antes do evento, neste link. Os inscritos receberão o link de acesso no dia da atividade.

Em seguida, às 21h, será realizada a Exibição comentada do documentário “O que te move, o que vemos quando olhamos a dança”. O documentário registra o processo de criação de 32 artistas construindo seus solos de dança, orientados pela bailarina e coreógrafa Beth Bastos. As fronteiras entre realidade e ficção se borram nesse filme sobre dança, pessoas e seus desejos. A exibição será pelo canal do YouTube das Oficinas Culturais.

Em Poéticas de Dança: Memória e futuro com Janice Vieira e Andreia Nhur, o intuito é de partilhar modos de produção e ideias de criação em dança. Neste primeiro movimento, “Memória e Futuro”, foram convidados criadores da cena que irão contar um pouco de sua trajetória, permeada por influências de outros artistas fundamentais para a história da dança e para o pensamento contemporâneo.  A conversa dessa vez é com Janice Vieira e Andreia Nhur, mãe e filha, que irão discutir um pouco do pensamento de criação artística desenvolvido pelo Grupo Pró-posição e das influências advindas do contato com o artista Denilto Gomes. A atividade será exibida ao vivo pelo Instagram @OficinasCulturaisSP, no dia 14 de agosto, sexta-feira às 15h.

Na oficina Dança contemporânea e artes visuais: Poéticas em aproximação, Claudia Müller irá abordar a arte conceitual, a arte ativista e a crítica institucional por meio artistas que influenciaram a dança contemporânea nas últimas três décadas. Partindo também dos processos artísticos dos próprios trabalhos da artista, serão levantadas questões que possam oferecer elementos para que os alunos desenvolvam suas próprias pesquisas. As proposições de cada participante serão abrigadas, experimentadas e discutidas. Os encontros serão às sextas-feiras, de 21 de agosto a 11 de setembro, das 15 às 17h pela plataforma Google Meet. As inscrições devem ser feitas por este link.

Considerando todas as relações e consequências causadas pelo distanciamento e o contexto político-social na pandemia Covid-19, a Oficina de Produção Cultural abordará práticas atuais do mercado de eventos refletindo sobre como planejar, estudar a viabilidade do projeto, cronograma, gerenciamento e execução de todos os processos produtivos da preparação à pós-produção. Os encontros serão pela plataforma Google Meet às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, de 18 a 27 de agosto. As inscrições podem ser feitas neste link até o dia 7 de agosto.

A oficina Fotografia e Percepção Ambiental visa despertar a percepção ambiental por meio do desenvolvimento da linguagem fotográfica. Serão apresentados conceitos teóricos da linguagem e a proposta de construção de uma narrativa fotográfica a partir da percepção individual de cada participante sobre o ambiente que o cerca. As aulas serão disponibilizadas pelo YouTube dos dias 11 a 14 de agosto, a partir das 16h. O encontro final da atividade será ao vivo, pelo Google Meet, no dia 26 de agosto às 16h. As inscrições devem ser feitas até o dia 9 de agosto, por meio deste link.

A oficina Contando o Contado – As dimensões da Contação de Histórias aborda o encanto, a importância e as técnicas da contação de histórias com elucidações comparativas entre mediação de leitura, leitura mediada e contação de histórias para formação de leitores e desenvolvimento humano. Serão duas turmas, uma às terças e quintas-feiras, dias 18, 20, 25 e 27 de agosto e outra às quartas e sextas-feiras, dias 19, 21, 26 e 28 de agosto, ambas das 18h às 20h. Os encontros serão exibidos pelo Google Meet e os interessados em participar devem se inscrever até o dia 9 de agosto por este link.

Paula Carrara, artista brasileira radicada na Itália, coordena a Oficina de voz: Exercícios práticos e trabalho com texto. A atividade abordará a expansão das possibilidades individuais e a introdução do uso da voz no teatro por meio de exercícios práticos que exploram a respiração e a ressonância, junto à leitura de fragmentos do “Livro do Desassossego”, de Fernando Pessoa. O objetivo é dissolver bloqueios que impedem a conexão com a voz plena, pela disponibilização da musculatura e investigação da estrutura óssea e dos processos fonatórios, sempre em diálogo com a palavra. A oficina acontecerá de segunda a sexta-feira, de 24 a 28 de agosto, das 9h às 11h pela plataforma Zoom. As inscrições estão disponíveis neste link até o dia 14 de agosto.

SERVIÇO

Oficina Cultural Oswald de Andrade

RODA DE CONVERSA: O QUE TE MOVE, O QUE VEMOS QUANDO OLHAMOS DANÇA
Coordenação: Beth Bastos
Mediação: Marcus Moreno
Com: Beth Bastos, Antonio Miano, Kiko Ferrite, Karina Almeida e Ester Lopes

6 de agosto, quinta-feira, das 19h às 21h
Inscrições: até 5 de agosto neste link
Plataforma de exibição: Google Meet
Faixa Etária: Atividade Livre
Descrição do Público: interessados em geral.
Seleção: Por ordem de Inscrição

EXIBIÇÃO COMENTADA DO DOCUMENTÁRIO “O QUE TE MOVE, O QUE VEMOS QUANDO OLHAMOS DANÇA”
Coordenação: Beth Bastos
6 de agosto, quinta-feira, às 21h. Disponível no canal de Youtube das Oficinas Culturais até dia 31 de agosto
Plataforma de exibição: Youtube das Oficinas Culturais
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos.
Participação: Aberta ao Público

POÉTICAS DE DANÇA: MEMÓRIA E FUTURO COM JANICE VIEIRA E ANDREIA NHUR
Coordenação: Andreia Nhur e Janice Vieira
Mediação: Marcus Moreno
14 de agosto, sexta-feira, das 15h às 16h30
Inscrições: Atividade aberta, sem a necessidade de inscrição prévia.
Plataforma de exibição: Instagram @oficinasculturaissp
Faixa Etária: maiores de 18 anos
Participação: Aberta ao Público

OFICINA: DANÇA CONTEMPORÂNEA E ARTES VISUAIS: POÉTICAS EM APROXIMAÇÃO
Coordenação: Claudia Müller
21 de agosto a 11 de setembro, sextas-feiras, das 15h às 17h
Inscrições: até 19 de agosto neste link
Plataforma de exibição: Google Meet
Público: artistas, estudantes e interessados em dança, teatro, artes visuais
Indicação: maiores de 16 anos

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro – São Paulo
Telefone: (11) 3221-4704 || E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e aos sábados das 10h às 18h
Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes

Programação gratuita
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
www.oficinasculturais.org.br

Programa de Formação para o Interior

OFICINA DE PRODUÇÃO CULTURAL

Coordenação: Júnior Guimarães.

18 a 27 de agosto, terças e quintas-feiras, das 18h às 20h
Inscrições: até 7 de agosto, neste link
Plataforma de exibição: Google Meet

OFICINA: FOTOGRAFIA E PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Coordenação: Natália Vieira.
Data e horário:
11 a 14 de agosto – aulas gravadas disponíveis no canal de Youtube das Oficinas Culturais a partir das 16h
26 de agosto, quarta-feira, encontro final ao vivo às 16h via Google Meet
Inscrições: até 9 de agosto neste link
70 vagas.
Plataforma de exibição: Youtube e Google Meet

OFICINA: CONTANDO O CONTADO
Coordenação: Vanderléia Barboza.
Data e horário:
Turma A: 18, 20, 25 e 27 de agosto, terças e quintas-feiras, das 18h às 20h
Turma B: 19, 21, 26 e 28 de agosto, quarta e sextas-feiras, das 18h às 20h
Inscrições: até 9 de agosto, neste link
30 vagas por turma. 
Plataforma de exibição: Google Meet

OFICINA DE VOZ: EXERCÍCIOS PRÁTICOS E TRABALHO COM TEXTO
Coordenação: Paula Carrara
24 a 28 de agosto, segunda a sexta-feira, das 9h às 11h
Inscrições: até 14 de agosto neste link
30 vagas.
Plataforma de exibição: Zoom

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciado pela POIESIS – Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI – Festival Literário e MIA – Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.

Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços:  Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis – Coordenação de Comunicação

Carla Regina | (11) 4096-9827 | [email protected]   

Fonte: Imagem em destaque:foto de: Isabel Martinelli. Imagem do documentário O que te move, o que vemos quando olhamos a dança.