- Propaganda -spot_img
InícioEducaçãoDetran.SP promove “Blitz de Educação” em CEUs da Prefeitura e Escolas Estaduais

Detran.SP promove “Blitz de Educação” em CEUs da Prefeitura e Escolas Estaduais

- Propaganda -spot_img

Ações promovidas pelo Clube do Bem-Te-Vi e pela companhia Sopa de Comédia devem impactar 2,3 mil alunos e fazem parte da Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) iniciou nesta segunda-feira (20) a “Blitz de Educação”, uma série de atividades lúdicas com foco na educação e cidadania no trânsito em cinco escolas públicas estaduais e cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo, em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, celebrada em todo o país. As ações visam atingir cerca de 2,3 mil alunos das redes estaduais e municipais.

Em 2021, o tema da campanha é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas. Com base nisso, o Departamento de Trânsito, em parceria com secretarias Estadual e Municipal de Educação, deu o pontapé inicial nas atividades no CEU Sapopemba, com uma apresentação do Clube do Bem-Te-Vi. Integrantes da escola de samba Tom Maior participaram da abertura do evento recebendo as crianças com muito samba e entregando materiais do Clube do Bem-Te-Vi. O evento contou com a presença do diretor-presidente do Detran.SP, Neto Mascellani, e do secretário municipal de Educação, Fernando Padula.

Já os alunos da Escola Estadual Arthur Wolff Netto receberam a apresentação da companhia Sopa de Comédia com a peça o “Misterioso Sumiço da Faixa de Pedestre”.

“Demos início às atividades do Clube do Bem-Te-Vi, programa com mais de 30 anos que já recebeu mais 1,6 milhão de crianças e da peça teatral da companhia Sopa de Comédia que atuam diretamente na formação das nossas crianças, dos nossos jovens, com o objetivo de formar um cidadão melhor que vai respeitar a legislação. E o nosso foco com essas atividades é que possamos cada vez mais salvar vidas”, destaca o diretor-presidente do Detran.SP. 

O Clube do Bem-Te-Vi é um programa educativo de trânsito coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem a finalidade de educar para o trânsito as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – de 7 a 10 anos.

O programa explica de forma divertida como se comportar de maneira segura no trânsito. Durante a passagem do programa pelas escolas, as crianças aprendem a forma correta de atravessar a rua e de utilizar os equipamentos de segurança, como cinto, capacete, cadeirinha e assento de elevação. Além disso, recebem dicas sobre os cuidados com brincadeiras nas ruas e regras para conduzir a bicicleta.

“Esse trabalho de prevenção que está alinhado ao currículo da cidade em olhar o aluno na sua integralidade. A orientação, prevenção e o trabalho lúdico são fundamentais para promover a diminuição dos acidentes de trânsito e as crianças tem papel fundamental nesse trabalho”, reforça Padula.

Já o “Misterioso Sumiço da Faixa de Pedestre” traz uma sua sinopse que uma família feliz preparada para um passeio e uma notícia chocante: todas as faixas de pedestres e semáforos da cidade desapareceram! Como sair de casa se a cidade está sem nenhuma segurança nas ruas? Ainda bem que Tio Tonton sabe tudo sobre segurança no trânsito e vai resolver este mistério.

“Este é um assunto que precisa estar presente em nossas escolas. Ter estas atividades para os nossos estudantes dentro do ambiente escolar é muito importante, pois colabora para a formação de cidadãos mais conscientes, e ainda, promove a cultura de segurança no trânsito”, destaca o Secretário da Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares.

As apresentações nas escolas estaduais e nos CEUs serão realizadas entre os dias 20 e 24 de setembro. Confira abaixo a programação completa das ações da Blitz Educação:

Clube do Bem-Te-Vi

21/09

CEU Caminho do Mar

Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 5241 – Vila do Encontro

Turma 1: 8h50

Turma 2: 9h50

Turma 3: 15h30

Turma 4: 16h30

22/09

CEU Jaçanã

R. Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira

Turma 1: 14h

Turma 2: 16h

23/09

CEU Campo Limpo

Av. Carlos Lacerda, 678 – Pirajussara

Turma 1: 13h30

Turma 2: 14h30

Turma 3: 15h30

Turma 4: 16h30

24/09

CEU Meninos

R. Barbinos, 111 – São João Climaco

Turma 1: 10h

Turma 2: 14h

Turma 3: 15h

“Misterioso Sumiço da Faixa de Pedestre”

21/09

E.E. Padre Francisco João de Azevedo

Av. Alcindo Ferreira, 02 – Jardim Cruzeiro

Turma 1: 13h30

22/09

E.E. Chácara Santa Maria

Rua Diamante Verde, 124 – Parque Independência

Turma 1: 10h

Turma 2: 13h30

23/09

E.E. Jacob Thomaz Itapura de Miranda

Rua Antônio Felipe Filho, 93 – Jardim Somar

Turma 1: 9h30

Turma 2: 10h

Turma 3: 13h30

Turma 4: 14h

24/09

E.E. Paulo Eiró

Av. Padre José Maria, 210 – Santo Amaro

Turma 1: 10h

Turma 2: 14h

Clube do Bem-te-vi

Com 30 anos de existência, o Programa de Educação para o Trânsito Clube do Bem-te-vi, coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran.SP, em parceria com o Comando de Policiamento de Trânsito (CPtran) da Polícia Militar. Conta com apoio das secretrias de educação dos municípios.

Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Em 2020, o Clube do Bem-te-vi e recebeu o “Selo de Direitos Humanos e Diversidade”, honraria da Prefeitura de São Paulo oferecida às empresas públicas, privadas e do terceiro setor que se destacam pela adoção de boas práticas, inclusão social, diversidade e direitos humanos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Detran.SP

- Propaganda -spot_img
Deve ler!
- Propaganda -spot_img
Notícias relacionadas
- Propaganda -spot_img

Deixe uma resposta.

Por favor, escreva seu comentário
Por favor, digite seu nome aqui