Abrace e seja feliz, sinta os benefícios que vão além do ato.

imagem: Internet

Hoje é comemorado o Dia Internacional do Abraço. Que todos precisam de carinho e atenção, isso todo mundo já sabe, entretanto, com a correria do dia a dia, as vezes esquecemos das coisas mais básicas que nos trará um bem tremendo. Esta data surgiu em 2004, graças ao australiano Juan Mann, que iniciou a campanha “Free Hugs Campaign” que consistia em distribuir abraços gratuitos pelas ruas da cidade Sydney, na Austrália, para despertar a atenção das pessoas sobre a importância do abraço. Desde então, o ato foi aderido no mundo todo, várias pessoas ao redor do globo não deixam este dia passar em branco sem dar um belo afago em alguém.

Além da ação física, o abraço provoca reações químicas em nosso corpo. Conversamos com a psicóloga e psicoterapeuta Dr. Cristiane Belmonte Ribeiro, que falou sobre os benefícios: “O abraço pode causar reações químicas, liberar hormônios em nosso organismo, sendo estes de grandes benefícios para nossa saúde. Entre essas reações provocadas estão a ocitocina, também conhecido como hormônio do bem estar porque promove prazer, reduz o stress e a pressão arterial. O abraço também libera endorfinas, as mesmas substâncias químicas liberadas após um bom treino físico. Também ajuda a aliviar a dor e melhorar o estado de humor”.

Segundo a Dra. Belmonte, o abraço também pode revelar a personalidade de uma pessoa. Um abraço forte é típico de pessoas entusiasmadas que tem facilidade de falar de suas emoções. Já um abraço fraco com corpo distante e de curto tempo, é característico de pessoas que tem dificuldade para expressar suas emoções. Na relação da mãe com o bebe,o abraço tem um papel biológico, contribui para o desenvolvimento da cognição, do cérebro, das emoções e das relações sociais. Também é essencial para estabelecer a capacidade regulação emocional ao longo da vida.

O abraço também é um bom tempero para um casal, pois há liberação de dopamina, hormônio que aumenta o desejo sexual. Por fim, são inúmeros os efeitos que o abraço pode causar, não deixe de abraçar hoje e sempre, pois esta também é uma ação que ajuda na construção de um mundo melhor.

Por: Josué Emidio