Setembro de 2019 – O dia 29 de setembro é também conhecido por ser o Dia Mundial do Coração. A data tem como objetivo alertar sobre as doenças relacionadas ao órgão que, segundo a Organização Mundial de Saúde, são a causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo.

Uma das principais complicações provenientes de doenças cardiovasculares é o infarto agudo do miocárdio, conhecido popularmente como “ataque cardíaco”, que afeta em média de 17,5 milhões de pessoas – uma estimativa de 30% em nível mundial. Já no Brasil, os números chegam a 350 mil vítimas por ano.

O problema ocorre devido a um bloqueio temporário no fluxo de sangue até o coração, em decorrência de fatores diversos, como hipertensão, estresse e colesterol alto. Por isso, o Dia Mundial do Coração é uma data importante para relembrar que devemos cuidar da saúde.

Continua após o anúncio...

Para fazer esse controle, já existem alguns exames laboratoriais, com valores bastante acessíveis, que ajudam a detectar alterações cardíacas e direcionar o paciente a buscar um especialista e realizar exames mais específicos, caso haja necessidade. “Algumas análises clínicas ajudam a detectar os fatores de risco, já outros servem para acompanhamento de pessoas já diagnosticadas com alguma questão relacionada ao coração”, explica Doutor Odilon Denardin, médico do Labi Exames.