No dia (15) de Dezembro de 2019 aconteceu a 4º Edição do SP forró na Paulista. A primeira foi na abertura da nossa homenagem ao centenário de Jackson do pandeiro em Agosto deste ano, a segunda no encerramento da homenagem ao Jackson do pandeiro em setembro uma das maiores homenagem ao REI DO RITMO do brasil com média de 40 mil pessoas durante os quatro dias de homenagem no CTN Centro de Tradições Nordestinas, a terceira no DIA NACIONAL DO NORDESINO em outubro. Na quarta edição a homenagem foi ao DIA NACIONAL DO FORRÓ que é comemorado todo dia 13 de Dezembro relembrando o dia do nascimento de Luiz Gonzaga em 1912 em Exu no Estado de Pernambuco.
A intervenção iniciou-as 12h com Gil sanfoneiro do Trio Flor de Mussambe, Nonato Araripe do Trio Amizade e Zé da Lua do Trio da Lua com produção de Alzira Viana , teve a participação de diversos grupos, mídias e artistas tais como :
Juliana Lima do Trio Beijo de Moça, Tio Joca do Trio Sábia, Quarteto Refunga, Banda da Jaca , Luiz Amorim, Gaviões do Nordeste, Forró da Floresta, Cacá Lopes, Chico Denis, Márcio Dedeu, Professores Vagner Sousa , Evandro Paz, Iris de Franco com Aula de Dança e intervenção artística, Sarau Bodega do Brasil, Além da cobertura da TV FORRÓ, JORNAL SP FORRÓ, Leanderson Amorim do NORDESTINOS PAULISTANOS, Repórter PAI Deguá e Cátia Custódio da TV São Miguel.


O ponto alto da intervenção artística foi o cortejo pela Paulista que contou também com a Quadrilha Junina Asa Branca, e média de 1.000 nordestinos de todos Estados do Nordeste, como: Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Maceió, Piau entre diversos estados do Brasil.
A ação arrecadou média de 50 brinquedos que serão doados a crianças em vulnerabilidade social no natal, essa iniciativa fez parte da DANÇA SOLIDÁRIA DE NATAL que aconteceu em todo Brasil, na ocasião por Evandro Paz e Iris de Franco.
No encerramento a intervenção voltou para o MASP onde fechou com chave de ouro, com média de 3 mil pessoas durante toda a ação e já saiu com a nova data , Domingo (26) de Janeiro de 2020 em Homenagem aos 466 anos de São Paulo.
Apoio: Nordestinos Paulistanos, Aconteceu no Forró, TV Forró, Forrozeiro Nato, Forró da Floresta, Repórter Pai Deguá, TV São Miguel, Grupo Folha de São Miguel, Grupo Acontece Agora, TV Gazeta , Catraca Livre.

13 de dezembro, comemoram-se em todo país o Dia Nacional do Forró. A data é uma homenagem ao dia do nascimento do maior sanfoneiro que o Brasil conheceu – Luiz Gonzaga.

Foi instituído pela Lei nº 11.176, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 6 de setembro de 2005, e que teve origem no Projeto de Lei nº 4265/2001, de autoria da deputada federal Luiza Erundina.

Em 13 de dezembro de 2012 o Brasil inteiro comemorou o Centenário de Luiz Gonzaga. A música brasileira deve muito a capacidade criativa deste talentoso artista e à sua sanfona de prata, “do povo”, como ele mandou gravar certa vez no instrumento.

Siga: https://www.instagram.com/sp_forro/?hl=pt-br

Confira a programação completa em: www.spforro.com

Foto : Zé da Lua e Cátia Custódio