Apuração dos votos por correio pode atrasar proclamação do resultado. Se a corrida entre Biden e Trump terminar muito apertada, e se houver recontagens, é possível que demore semanas até que se conheça o próximo presidente dos EUA.

Joe Biden e Donald Trump, candidatos à presidência dos EUA em 2020 — Foto: AP/Arquivo

As eleições presidenciais dos Estados Unidos estão marcadas para 3 de novembro, uma terça-feira. É nessa data que milhões de eleitores americanos comparecerão às urnas para decidir se o republicano Donald Trump permanece no cargo ou se ele deve dar lugar ao democrata Joe Biden.

O dia em que será anunciado o vencedor das eleições americanas, porém, ainda é incertoDiferentemente de 2016, quando Trump foi confirmado vitorioso já na madrugada seguinte ao dia da votação, é esperado que a apuração dos votos neste ano demore mais por causa dos eleitores que enviaram as cédulas por correio.

Com a pandemia, milhões de eleitores votaram por correio — em números jamais vistos em eleições americanas anteriores.

Entenda mais abaixo porque pode haver demora para sair o resultado das eleições dos EUA em 2020.

Caixas com milhões de votos enviados por correio na Califórnia para as eleições presidenciais dos EUA, em foto de 5 de outubro — Foto: Mike Blake/Reuters

Porque alguns estados só começam a contar os votos que chegam por correspondência após o fechamento das urnas. Como é preciso validar a autenticidade da cédula e, em 2020, houve aumento nessa modalidade de votação, a demora já está prevista para a maioria dos analistas eleitorais americanos.

E isso pode ser especialmente sensível dado que dois dos estados considerados campos de batalha na corrida pelos 270 delegados no Colégio Eleitoral só começam a contar os votos por correio depois do dia da votação: Pensilvânia Wisconsin.

Pessoa coloca carta em caixa do Serviço Postal dos EUA em Filadélfia, nesta sexta-feira (14) — Foto: Rachel Wisniewski/Reuters

Nessas duas unidades federativas, Trump venceu Hillary Clinton em 2016 e encerrou anos de hegemonia democrata. Há expectativa para saber se Biden vai reverter essa vitória republicana ou se o atual presidente vai manter seu eleitorado tão necessário para permanecer na Casa Branca.

Como mais eleitores democratas pediram para votar por correio, a maior rapidez para apurar as cédulas depositadas no dia 3 — a data marcada para a eleição — pode fazer parecer que Trump está na frente nesses dois estados na noite da votação. Até que o resultado seja confirmado, porém, deve demorar mais tempo.