Um dos criadores do BobZoom, personagem com mais de 100 milhões de visualizações/mês no YouTube, é um dos idealizadores do ClickTube – Plataforma de vídeo que reúne canais produzidos por artistas, jornalistas e personalidades

Quando Oswaldo Braz participava de uma reunião no Youtube sobre a necessidade de reforçar a produção de conteúdo relevante, ele teve a ideia: porque não criar um modelo de negócio que reunisse num mesmo ambiente, canais de vídeo produzidos de forma independente por jornalistas, artistas e personalidades? “o meu raciocínio foi simples: ora se é um conteúdo relevante que o YouTube está buscando, porque não reunir os profissionais que já são reconhecidos por produzir audiovisual de qualidade com credibilidade?”, argumenta o empresário. Empreendedor no universo digital, Oswaldo é um dos criadores do BobZoom, personagem infantil de sucesso no YouTube, no segmento de 0 a 5 anos. “O BobZoom é hoje uma das principais marcas infantis nacionais. Conta com mais de 100 milhões de views/mês no Youtube e está presente em outras plataformas de vídeo, em mais de 200 países”, acrescenta Braz.

Inquieto, Oswaldo não se acomodou com o sucesso no segmento infantil e foi atrás de realizar a ideia. Nessa busca, encontrou dois parceiros que logo abraçaram o projeto. Patricia Limeira, jornalista e empresária, dona da Ageimagem Comunicação Corporativa e o sócio dela, o jornalista Paulo Amaral. Os dois tinham um histórico na grande mídia com passagens por algumas das principais redações do país. Patricia Limeira estava na Band antes de montar a Ageimagem em 2004. Paulo Amaral, ocupava a posição de diretor de Novos Projetos de Mídia na Ageimagem desde que deixou uma carreira de 30 anos na TV Globo. “Eu estava desenvolvendo um projeto de produção de conteúdo colaborativo para uma TV.  Profissionais se juntavam em formato de cooperativa e produziam, por conta própria, programas por um determinado período até encontrar patrocinadores que bancassem os produtos. Mas o mercado nos dizia que estava priorizando o investimento em web. Foi quando o Oswaldo apresentou a ideia e imediatamente me juntei a ele nesse projeto”, explica Paulo Amaral.

O caminho inicial foi identificar os jornalistas e artistas que produziam canais e os contatos começaram a ser feitos. Logo, eles perceberam que além de canais que já estavam no ar havia um grande número de profissionais querendo migrar o conteúdo da TV para a web. “Eram o que chamamos de entrantes e para eles, nós criamos um modelo que permitisse dar uma consultoria de conteúdo para a produção na web. Para que eles pudessem virar a chave da antiga mídia que eles trabalhavam e pudessem produzir para a web com a linguagem e as características de produção próprias da web”, afirma Oswaldo. A data do lançamento se aproxima será no dia 26 de agosto, com a participação de mais de 50 canais e uma variedade enormes de conteúdo para o público. Para Oswaldo é como se um filho estivesse nascendo depois de um longo período de gestação. “Nosso trabalho não para. O lançamento do ClickTube é só mais um passo dessa longa caminhada. Espero muito ver esse filho crescer e gerar frutos”, conclui o empresário.