“Era um biquini de bolinha…” como surgiu a estampa POÁ

0
1592

“Meu biquíni de bolinha amarelinho…” hoje iremos além do biquíni. Na verdade, falaremos de toda a história do poá, essa estampa clássica.

Se você achou que a estampa de bolinhas, ou melhor, o poá, petit-pois ou polka dot saiu de moda faaz muito tempo, você está muito enganada. Primeiramente, a estampa de bolinhas além de ser uma peça clássica, é também uma estampa atemporal e que nunca sai dos guarda-roupas das fashionistas.

Sobretudo, o poá é clássico na moda, desde os anos 50. Contudo, atualmente a moda das bolinhas se diversificou um pouco mais. Pois, antes essa estampa se limitava à dobradinha entre o preto e o branco. Já hoje em dia, essa padronagem ganhou novas cores, formatos e dimensões.

Inclusive, faz combinações até com outras estampas. Como, as listras, animal print e florais. Aliás, a popularização foi tanta que hoje você encontra poá não só em roupas, como também em acessórios, unhas, objetos decorativos e até mesmo na moda masculina.

De modo geral, essa popularização se deu por conta da sua estampa divertida, que aliás, dá um toque vintage as produções. Afinal, o poá antigamente era muito associada as roupas das garotas adeptas ao estilo pin-up, um estilo bem comum da década de 40 e 50.

A origem da estampa clássica

Sobretudo, a estampa poá, não surgiu e se popularizou de um dia para o outro. Na verdade, o poá, foi inspirado em um estilo musical, chamado de polka. De modo geral, esse estilo foi trazido para a América pelos imigrantes do leste europeu.

Mas, e qual a relação disso com as bolinhas? Basicamente, esses imigrantes tinham como cultura dançar em formatos circulares. Por isso, criaram figurinos que remetessem a essa dança. Ou seja, figurinos com grandes bolinhas estampadas. E daí, surgiu o termo polka dots, ou bolinhas, em inglês.

Contudo, a popularização do poá se deu tempos depois. Mas, antes disso, Walt Disney, em 1928, criou a personagem Minnie Mouse. Caso você não saiba, o figurino de Minnie é todo estampado de bolinhas. A título de curiosidade, Walt Disney não escolheu o figurino com bolinhas atoa.

Na verdade, ele escolheu as bolinhas, pois as estampas da época, o xadrez e as listras já não eram mais uma novidade. Desse modo, para ele, as bolinhas, seriam uma estampa nova e diferente para a época. Após a Minnie, o poá se popularizou nos anos 50, e desde então, ficou conhecida como uma estampa querida.

Popularização do poá

Sobretudo, o poá como já dissemos, teve o apogeu nos anos 50, e mais específico no período pós guerra. Basicamente, esse período pós guerra, as pessoas procuravam coisas mais alegres, interessantes e divertidos. Desse modo, a estampa de bolinha começou a ser a mais usada de todas.

Inclusive, ela se popularizou após coleções da Dior e também algumas estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn usarem ela. Consequentemente, ela se tornou um símbolo de romantismo e feminilidade. Após, esse boom na moda, algumas canções começaram a usar também essa estampa nas letras.

Como por exemplo, em 1960, a canção “Itsy bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini”, interpretada por Brian Hyland ficou extremamente famosa. Tanto, é que ela atingiu a lista Top 100 da Billboard. Além de ter sido regravada, por outros países. Dentre eles, o Brasil.

Para nós brasileiros a música ficou mais conhecida na voz de Celly Campello, com o título “Biquíni de Bolinha Amarelinha”. Assim sendo, essa estampa se tornou popular não só na moda, como também em músicas e acessórios. Aliás, não é atoa que ela é querida por todas as gerações, inclusive a atual.

Na verdade, o poá retornou agora um pouco mais marcante e moderno. Vale destacar, inclusive, que ele até apareceu nas passarelas das Semanas de Moda, no streetstyle e nos looks das trendsetters mundo afora. Ou seja, realmente é uma estampa que agrada a todos os gostos e estilos.

Poá nos dias de hoje

Poá- Origem da estampa, como se tornou um clássico + como usá-la
Fonte: Viagens feminices

Primeiramente, é importante destacar que o poá, aparece nos dias atuais de uma forma mais moderna, mas sem sair do tradicional. Tanto é que hoje você não só encontra o poá no preto e branco. Como também encontra em verões mais coloridas, como por exemplo, o laranja e o pink.

De modo geral, essa estampa é indicada para quem gosta de roupas clássicas e divertidas ao mesmo tempo. Sobretudo, para quem se interessa nessa estampa nós indicamos que você faça combinações sem excesso e que façam sentido entre si.

Como por exemplo, usar um vestido de poá. Ou então, uma única peça com a estampa. Por exemplo, uma blusa de poá, com uma saia longa com um colete. Além do mais, você pode optar pela estampa de bolinhas em apenas detalhes da roupa. Como em uma meia calça ou em um sapato transparente.

Outra ideia e que inclusive, é super tendência para o verão são  as blusinhas à la cigana com a estampa de bolinha. Basicamente, a ideia é combinar estampas com peças mais modernas. Como calças, cropped, saia midi. Ou até mesmo em um blazer oversized. Afinal, o importante é você se sentir confortável e estilosa ao mesmo tempo.

Saindo do tradicional

Poá- Origem da estampa, como se tornou um clássico + como usá-la
Fonte: Pure people

Caso você queira sair do tradicional, nós indicamos que você use o poá em tons mais coloridos. Ou então, use a estampa com um mix de cores. Por exemplo, um azul com branco, bege com amarelo, ou até mesmo, poá no dourado. Basicamente, a intenção é deixar o look mais colorido, que os de antigamente.

Outra dica para sair do tradicional, é optar por estampas com bolinhas maiores. Ou seja, procure por estampas de bolas médias, ou grandes. Vale destacar, que existem muitos looks estilosos com essas estampas. E por fim, a última dica é misturar o poá com outras estampas.

De modo geral, o tabú de que não se pode misturar estampas, ficou lá no passado. Hoje em dia, muitos fashionistas procuram colocar um mix de estampas em um mesmo look. Contudo, por ser exótico, não são todas as pessoas que gostam dessa mistura toda.

Sobretudo, caso você se interesse, a primeira coisa que você precisa saber antes de fazer um mix de estampas, é saber harmonizá-las entre si. Ou seja, procure segui-las em uma mesma cartela de cores, ou com uma mesma linearidade. De modo geral, o poá combina bem com estampas de flores, listras, xadrez e até mesmo as padronagens gráficas.

Poá nos acessórios

Poá- Origem da estampa, como se tornou um clássico + como usá-la
Fonte: Pure people

Além das roupas com poá, podemos destacar também o universo de acessórios que existem com essa estampa. Como por exemplo, bolsas, braceletes, brincos, colares e até mesmo óculos de sol. Basicamente, esses acessórios são muito usados para incrementar looks mais básicos e casuais. Como o famoso jeans, com a camisa de botão.

Ou então, você pode ousar um pouco mais. Por exemplo, pode usar aquela bolsa de poá colorida vibrante, junto com o seu look total white. Esse look pode combinar perfeitamente no verão. Afinal, ele é leve, fresco e confortável para esses dias mais quentes.

E claro, caso você queira ser um pouco mais discreta na roupa, você pode optar pelo poá nos óculos de sol. Inclusive, existem versões incrivelmente fofas, com formatos de gatinho. Portanto, não existe desculpas para não usar o poá, não é mesmo?