Procedimento ajuda a remover células mortas, combater a oleosidade e clarear manchas

esfoliação é um mecanismo de ação que tem como objetivo a remoção da camada mais superficial da pele (extrato córneo) onde estão presentes as células de queratina mortas, assim como a sujeira e microrganismos que ficam retidos na região e podem obstruir os poros e causar doenças.

Ela é realizada através do atrito de uma substância, normalmente granulada, com a pele, o que pode deixá-la mais lisa, macia, uniforme e auxiliar no clareamento de manchas. Também existe a esfoliação química (mais comum em clínicas), que é feita através de cremes formulados com ácidos, mas sem grânulos, que eliminam a necessidade de esfregar o produto.

A esfoliação também estimula a derme, segunda camada interna da pele, o que ajuda na absorção dos produtos utilizados após este procedimento, como hidratantes. A esfoliação para o rosto pode auxiliar a reduzir a oleosidade da pele, a retirada de cravos e fechamento dos poros, mas pede alguns cuidados.

Os produtos para esfoliação corporal costumam ser mais grossos e abrasivos que os da face, uma vez que a pele do corpo é menos delicada que a do rosto. Também existem produtos específicos para pele oleosa e acneica, que geralmente contém agentes que ajudam a regular a produção de sebo.

A esfoliação corporal deixa a pele mais limpa, macia e consegue se renovar com maior facilidade. Saiba como fazer esfoliação no seu corpo. Além disso, a esfoliação labial também é muito importante, já que nossos lábios podem ficar ressecados facilmente por diversos fatores, como a temperatura ambiente, por exemplo. Aprenda a esfoliar os lábios com receitinhas caseiras.

Esfoliantes caseiros

É possível fazer esfoliantes caseiros, mas é preciso ter cuidado. Isso porque, apesar de serem ingredientes que parecem inofensivos, eles também podem causar feridas na pele se passados com muita força ou grande frequência.

Além disso, como eles não contém conservantes, podem permitir o crescimento de bactérias na receita, então o seu uso sempre deve ser imediato.

Algumas das opções mais comuns de esfoliantes caseiros são:

Esfoliação com café

Esfoliação de açúcar mascavo ou refinado com mel

Esfoliação de aveia com açúcar cristal e chá de camomila

Esfoliação de açúcar refinado com hidratantes.

Para fazer, é necessário misturar agentes “granulados” com outro componentes para “dar liga” ou uma consistência de “creme” e “pasta”, para facilitar o manuseio do esfoliante.