Estudante passou infância e adolescência no Itaim Paulista e começou carreira estudando canto no CEU (Centro Educacional Unificado).

Ex-aluno do projeto Guri do CEU Vila Curuçá, que oferece cursos gratuitos voltados à área de música, o jovem Vinicius Costa, 24 anos, dia 13/03, fez graduação de música erudita na Suíça.

De férias no Brasil, Costa conta que é grato pela oportunidade tida e diz que viveu sua infância e adolescência no Itaim Paulista e a considera como sua “segunda casa”.

O estudante no festival de musica em Trancoso

Seu talento para a música foi descoberto aos 12 anos de idade por sua tia Itanilda Mathias, que o inscreveu no projeto. “Costumo dizer que eu ainda estaria perdido na vida se minha tia não tivesse me encaminhado para esse projeto lá no Itaim Paulista”, afirma Costa.

“Pois me introduziu e me mostrou que a música não é só arte, e que existe um mercado do qual eu posso tirar o meu sustento – daquilo que eu amo fazer, que é a música”, diz.

Início da carreira

No projeto guri, o jovem estudava, inicialmente, instrumentos de sopro, mas foi cantando dentro do banheiro da escola que uma professora do projeto percebeu seu potencial e o direcionou para aula de canto.

Em sua carreira na música, Costa passou pela Escola Municipal de Música de São Paulo e chegou a infressar no Coro Jovem da Cidade de São Paulo e no Coral Acadêmico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Também participou do festival de Música em Trancoso, em Porto Seguro (BA), que o levou para a Ópera Studio do Theatro Municipal de São Paulo.

Hoje, o jovem faz graduação na Universidade de Ciências e Artes Aplicadas na FHNW, em Brasiléia, na Suíça.