Ex-globo, Lacombe comenta matéria da Globo sobre Bolsonaro, e classifica episódio como ‘absurdo’ e ‘triste’

O ex-jornalista da TV Globo, Luis Ernesto Lacombe – que atualmente trabalha na TV Band – publicou um vídeo nas suas redes sociais em que comenta sobre o episódio em que a Rede Globo produziu uma matéria tentando ligar o presidente Jair Bolsonaro, ao assassinato da vereadora Mariele Franco, através de um depoimento falso do porteiro do prédio do Chefe de Estado.

No vídeo, o jornalista explica como é feito os trâmites de uma reportagem. Antes de começar a ser produzida, é necessário analisar todos os detalhes para que não ocorra nenhuma divulgação de conteúdo falso ou distorcido.

“Você sabe o que é pré-pauta? É uma sugestão de matéria, de reportagem. Toda pré-pauta é verificada pelos produtores. Eles tem que saber se a história existe mesmo, se é verdadeira e factível. Se a matéria desperta interesse e se ela é palatável. Tudo isso tem que ser analisado. Quando tudo isso se confirma, a pré-pauta vira pauta, e que posteriormente vira reportagem. No caso da matéria exibida pelo Jornal Nacional, sobre o depoimento do porteiro do condomínio do presidente Jair Bolsonaro, a pré-pauta não se confirmou. Claramente se descobre que não é assim, não é como está no depoimento do porteiro. E é muito estranho que isso vire matéria.”