O acervo conta com 37 ilustrações assinadas pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Alberto Benett e Jean Galvão

São Paulo, 31 de janeiro de 2019 – A exposição UM BRASIL em Charges, assinada pelos cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Alberto Benett e Jean Galvão, ganhou um formato itinerante e, a partir de 5 fevereiro, estará aberta ao público no Senac São Paulo, na unidade São Miguel Paulista. Ao longo de 2019, a exposição percorrerá outras unidades da instituição.

A produção das peças teve início em junho de 2016, com o intuito de ilustrar parte do material do UM BRASIL, uma plataforma de conteúdo analítico que conta com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O acervo da mostra é composto por 37 ilustrações que tratam de temas variados, como crise econômica, peso do Estado, necessidade de reforma no Poder Judiciário, escalada dos gastos públicos, entre outros, incorporando leveza e humor a assuntos do cotidiano nacional, por vezes, controversos. Além dos desenhos, também há trechos de entrevistas marcantes produzidas pelo UM BRASIL, que discute a realidade brasileira de forma apartidária em diferentes aspectos.

A exposição é gratuita e estará aberta ao público até 30 de março de 2019 na unidade mais nova da rede Senac São Paulo. Por meio da mostra, a instituição quer ampliar os canais de construção do conhecimento, reforçando o seu compromisso com o diálogo, com todas as formas de expressão, para aproximar a sala de aula às múltiplas realidades do mundo.

Serviço:

Exposição de charges UM BRASIL

Data: de 5 de fevereiro de 2019 a 30 de março de 2019

Local: Senac São Miguel Paulista – Avenida Marechal Tito, 1.500 – São Miguel Paulista

Horário: de segunda a sexta-feira,das 8h às 21h/sábados das 8h às 14h

Sobre os autores

Adão Iturrusgarai é cartunista, ilustrador e artista plástico brasileiro. Vive entre Argentina e Brasil. Seus trabalhos são publicados no jornal Folha de S.PauloLe Monde Diplomatique e UM BRASIL. Tem mais de 20 livros publicados em vários idiomas. Em setembro de 2017, na Bélgica, participou do Festival Internacional de Quadrinhos e fez uma exposição com originais de quadrinhos e pinturas.

Caco Galhardo é cartunista e roteirista. Publica diariamente tiras para o jornal Folha de S.Paulo, possui nove livros publicados, além de colaborar para publicações como Piauí The Economist e o canal UM BRASIL. Alguns de seus personagens já viraram animações e sua personagem “Lili, a ex” foi adaptada para a premiada série de ficção, de mesmo título, estrelada pela atriz Maria Casadevall. Também escreve para teatro, com três peças montadas entre 2010 e 2017. Sua adaptação de clássico para quadrinhos, Dom Quixote Volume 2, foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2014, na categoria ilustração.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here