Além da ciclovia, área que margeia o canal terá equipamentos ao ar livre, como estações de ginástica, quadras poliesportivas e playgrounds

O Governador João Doria deu início neste domingo (13) às obras do Parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros. Nesta etapa está contemplado um trecho de 8,2 quilômetros entre a sede do Pomar Urbano e a Ponte Cidade Jardim, na margem oeste do canal. Na ocasião também foi assinado o contrato para a revitalização do segundo trecho, de 8,9 quilômetros, entre as pontes Cidade Jardim e a área de Retiro da CPTM, nas proximidades da ponte do Jaguaré.

“No Parque Bruno Covas teremos várias estações de ginástica, de uma convivência daquilo que o Bruno gostava, da natureza com exercício. É uma homenagem justa, correta e adequada para o perfil daquilo que o Bruno representou ao longo da sua existência. Ele amava a natureza, amava também a prática de esportes, amava gente, amava as pessoas. A população poderá vir para desfrutar um momento de lazer com seus filhos, familiares e amigos”, disse Doria.

Continua após o anúncio...

No Parque Bruno Covas – Novo Rio Pinheiros serão implantadas pistas de skate e de caminhada; locais para esportes, lazer e cultura; criação de novas áreas verdes e manutenção dos plantios existentes; áreas de descanso e alimentação; facilidades e serviços voltados aos ciclistas; banheiros; assistência de primeiro-socorros; conexão intermodal com as ciclovias e com as estações de ônibus, Metrô e CPTM; entre outros.

“O início das obras do Parque Bruno Covas é mais um marco na revitalização do Programa Novo Rio Pinheiros porque representa a soma de esforços entre as esferas pública e privada em busca da melhoria da qualidade de vida das pessoas com novas opções de lazer e convívio. A volta da população às margens ocorrerá em função de um grande investimento em saneamento básico, que propiciará a melhora da qualidade da água e também a recuperação ambiental e paisagística”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

No total, o investimento privado será de 58 milhões de reais e ocorrerá ao longo dos próximos 5 anos. A revitalização será realizada pelos consórcios Parque Linear Novo Rio Pinheiros no trecho 1; e Parque Novo Rio Pinheiros no trecho 2, selecionados por meio de Chamamento Público.

Programa de despoluição do Novo Rio Pinheiros

A despoluição do Rio Pinheiros está em andamento. Mais de 51% das ações de coleta e tratamento de esgoto já foram concluídas, beneficiando mais de 800 mil pessoas na bacia do Pinheiros com saneamento básico.

Paralelamente estão em andamento ações de desassoreamento, que já retiraram o equivalente a 16 mil caminhões de sedimentos, a remoção do lixo – até agora 35.221 toneladas – e medidas para revitalização das margens, além da concessão da Usina SP que também será um novo espaço de lazer.