Para que todos os municípios possam se preparar para situações de calamidades e emergências, o programa Acolhe SP disponibiliza um curso online

A Escola de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (EDESP), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, disponibilizou, nesta terça-feira (17/03), o curso de capacitação de calamidades e emergências, voltado para técnicos e atores da assistência social.

O curso conta com 9 vídeos, que estão presentes no canal do Youtube da EDESP e é uma parceria entre Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Defesa Civil, Cruz Vermelha e IG – IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

O objetivo é poder capacitar grande parte dos municípios do Estado para que tenham a preparação adequada para momentos emergenciais. Alguns cursos foram ministrados presencialmente, mas para que todos tenham acesso, os vídeos ficarão disponíveis no Youtube.

Sobre o Programa Acolhe SP:

Programa intersetorial, do Estado de São Paulo, de proteção social em situação de emergência e estado de calamidade público. As ações implementadas por este programa consideram as etapas de prevenção, ocorrência e pós ocorrência de situações de emergência ou calamidade pública.

Quando declarada situação de emergência ou estado de calamidade pública, por parte do município, uma rede de Assistência Social do Estado junto com a Defesa Civil é acionada imediatamente para o desenvolvimento de ações voltadas à redução dos impactos e auxílio à população dos municípios afetados por calamidades e emergências. O programa fomenta, na pós-ocorrência, o atendimento psicossocial dos afetados e seus familiares.

Todas as regiões do Estado passaram por treinamento específico para desastres e encontram-se prontas para a ação.