Antes da chegada do terceiro milênio existia na mentalidade das pessoas mais antigas uma grande incerteza, perplexidade ou expectativa do que estaria para acontecer, baseada no refrão popular que dizia assim; “O mundo pode esperar, mas do ano dois mil não vai passar”. Para muitos a angústia era enorme, porque estava para se cumprir uma grande profecia de Nostradamus, dos Mais ou do Apocalipse. Naquele período se viu prosperar, em toda parte do mundo, correntes esotéricas variadas, a Naturologia e a Macrobiótica, as terapias de condicionamento corporal, além das clínicas de meditação e aperfeiçoamento espiritual, voltadas à superstição e magia.

A Porta Formosa ou Porta Dourada era a principal Porta de entrada para o Templo de Jerusalém.

Neste contexto que tende a levar a sociedade para o mais profundo abismo da fé, a Rede Globo entrou em cena para conduzir a massa por um caminho de esperança e luz radiante, afirmando que o novo “Messias” virá na Nova Era, entrando solenemente em Jerusalém. Durante a Semana Santa, antes da passagem do ano milenar, foi noticiado no Fantástico que em Israel, as vias de acesso à Porta Formosa estavam em fase de tratamento e embelezamento para que por ela entre o novo Rei dos reis. A rede hoteleira está vibrando, ansiosa por receber peregrinos do mundo inteiro e lotar todos os hotéis. Sendo assim, muitos dólares e euros vão entrar no mercado e contentamento será geral.

Porta Formosa onde teria acontecido a cura do paralítico.

A Porta Formosa é citada na Bíblia Sagrada em Atos capítulo três e verso segundo, como o lugar onde o paralítico recebeu a bênção de Deus e foi curado. Conforme o comentário da televisão, foi fechada pelos árabes em 1547 e nunca mais se abriu (1). Mas nesse novo tempo de paz e harmonia entre todas as correntes antagônicas das épocas passadas; judeus, árabes, cristãos, todos unidos pelo ecumenismo, vão admirar seu esplendor, quando por ela virem passar o novo monarca revestido de glória e majestade. Todas as raças, tribos e línguas irão exalta-lo a uma só voz – “Bendito seja o rei de Israel!”… Cristo breve virá! Quem viver, verá!

Fonte: (1) Wikipedia

Jetty Almark, codinome de José Alcântara da Silva nas redes sociais. Escritor, compositor musical, intérprete de conferência, Bacharel de Letras. [email protected]