Inah de Carvalho, atriz famosa por ter interpretado a Dona Dalva, avó de Duca (Arthur Aguiar) de Malhação – Sonhos (2014), morreu aos 65 anos na noite de terça-feira (22). Quem confirmou que ela estava hospitalizada na cidade de São Paulo desde sexta-feira (18). A causa da morte foi a complicação da DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). O velório acontece entre 11h e 14h30 no Crematório Vila Alpina, na zona leste da cidade.

Em conversa com Quem, o ator Diego Rodda, filho de Inah, contou que o avanço da doença foi severo. “A doença, infelizmente, é muito agressiva. [A notícia da morte] não nos pegou de surpresa porque sabíamos que o quadro era sério.”

Com trajetória na TV e nos palcos, ela havia sido recentemente premiada como Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais 2019 no Prêmio Bibi Ferreira, realizado em setembro deste ano na cidade de São Paulo. Ela conquistou o troféu por sua atuação em Billy Elliot – O Musical. No dia da premiação, a presença de Inah emocionou os convidados. “Este prêmio a deixou muito feliz. Foi um reconhecimento”, contou o filho da atriz, afirmando que a mãe sempre foi uma inspiração profissional. “Ela sempre foi uma referência para mim, desde pequeno”, afirmou Diego, atualmente envolvido com as filmagens de O Mágico Di Ó, dirigido por Pedro Vasconcellos, e rodado na Paraíba. Ele veio a São Paulo nesta quarta-feira (23) para estar presente no velório da mãe.

Apesar de estar com a saúde fragilizada, Inah continuava ativa na profissão e trabalhou até a semana passada, rodando o longa-metragem A Sogra Perfeita, comédia protagonizada pela atriz Cacau Protásio. Ela teria oito diárias na produção, mas não conseguiu concluir as filmagens por ter passado mal na sexta-feira.

A notícia do falecimento da atriz foi confirmada pelos responsáveis pela premiação. “Vê-la radiante e emocionada recebendo seu mais que merecido prêmio no nosso último encontro me faz acreditar mais e mais que sempre será uma referência de ser humano”, afirmou o ator e diretor Nalin Junior.